Com temor de um calote grego afastado, investidor passou a vender dólar e iene e a comprar euro e moedas de emergentes como o real
Depois da alta de 6,44% ante o real na semana passada, o dólar já abriu a segunda em queda de 3,41% e fechou com recuo de 4,11% no mercado interbancário de câmbio - maior queda porcentual desde 24 de novembro de 2008, quando caiu 5,52% - , a R$ 1,773, na mínima do dia, enquanto o dólar com liquidação à vista fechou a R$ 1,777, recuo de 3,87% na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F).
Como avaliaram os economistas da Gradual Investimentos, "este pacote não se resume a apenas dinheiro - isto é o que menos importa, na verdade. O relevante aqui é a sinalização inequívoca que irão fazer todo o possível para garantir a perpetuidade daquela moeda e da sua área de comércio comum. Ao assinarem o acordo de criação da moeda única estava implícito que seria na alegria e na tristeza, na saúde ou na doença", apontaram, em relatório.
O fato é que, com o temor de um calote afastado, o investidor passou a vender dólar e iene e a comprar euro, moedas de emergentes como o real, ações e commodities. "O plano desafoga o risco de contágio", afirma Carlos Allievi Júnior, gestor da Infinity Asset, que pondera, no entanto, que, "ainda não se sabe como o pacote será pago" e lembra que ainda pairam muitas dúvidas sobre a eficácia do programa de ajuda acertado ontem.
Por isso, ele acha que "ainda é cedo para dizer" se as captações externas por empresas brasileiras, interrompidas desde o final de abril, voltarão com força. A questão de como o pacote será pago também é levantada pelos economistas da Gradual. Eles lembram que, diferentemente dos EUA, os europeus não têm dólar, mas euro. "Isto quer dizer que o apetite por dívida soberana da zona do euro não é o mesmo que pelos sólidos papéis do Tesouro americano", ponderam. Para os economistas da Gradual, "a administração da moeda é uma arte delicada e agora é a vez do Banco Central Europeu (BCE), juntamente com os ministros das finanças da França e Alemanha, mostrarem serviço."
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!