Eleições 2026: Lula lidera em todos os cenários de 1º turno e empataria só com Tarcísio em eventual 2º turno, diz Quaest

Análise da Quaest mostra que presidente lidera todos os cenários de primeiro turno e se distancia de adversários em segundo turno, com exceção de Tarcísio de Freitas.

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (17) revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera, com folga, todos os cenários simulados de primeiro turno para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos e realizado entre os dias 10 e 14 de julho, ouviu 2.004 pessoas em 120 municípios brasileiros, com margem de erro de 2 pontos percentuais.

Continua após a publicidade:

O destaque do estudo é a ampliação da vantagem de Lula em possíveis cenários de segundo turno, especialmente contra Jair Bolsonaro, com quem agora o presidente não empata mais numericamente. Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, Lula aparece com 44% das intenções de voto contra 38% de Bolsonaro, diferença que ultrapassa a margem de erro. O ex-presidente, no entanto, segue inelegível até 2030.

A única exceção fica por conta do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem Lula empataria dentro da margem de erro. Na pesquisa anterior, divulgada em junho, Tarcísio estava apenas um ponto atrás do presidente. Agora, registra uma queda de quatro pontos, o que, segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, pode estar relacionado ao impacto negativo do "tarifaço" imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil.

Efeito do "tarifaço" nas intenções de voto

A relação entre o "tarifaço" e a percepção negativa de Bolsonaro parece ter afetado diretamente a imagem dos possíveis candidatos da direita. Segundo a pesquisa, 72% dos brasileiros consideram que Trump está errado ao impor tarifas ao Brasil, e 44% acreditam que Lula e o PT estão agindo da forma mais correta diante da crise diplomática, contra 29% que avaliam positivamente a postura de Bolsonaro e seus aliados.

"O tarifaço trouxe um impacto político significativo, especialmente para Bolsonaro e seus potenciais substitutos. Lula soube capitalizar politicamente a reação popular ao aumento das tarifas", afirma Nunes.

Cenários de primeiro turno

Nos quatro cenários testados de primeiro turno, Lula lidera isolado em todos:

  • Com Bolsonaro: Lula (32%) x Bolsonaro (26%)
  • Contra Michelle: Lula (30%) x Michelle Bolsonaro (19%)
  • Contra Tarcísio: Lula (32%) x Tarcísio (15%)
  • Contra Eduardo Bolsonaro: Lula (31%) x Eduardo (15%)

Ciro Gomes (PDT) surge como terceiro mais citado em todos os cenários, com variações entre 8% e 12%. Michelle e Tarcísio seguem como principais nomes da direita, com 19% e 15%, respectivamente.

Rejeição e candidaturas

A pesquisa também aponta uma redução de 66% para 58% na parcela da população que acha que Lula não deve concorrer à reeleição. Já a rejeição a Bolsonaro se mantém elevada, com 62% dos entrevistados declarando-se contrários a sua candidatura, mesmo que indiretamente. Entre os bolsonaristas, 33% apontam Michelle como a candidata ideal. Já entre os de direita que não se identificam com Bolsonaro, o mesmo percentual apoia Tarcísio de Freitas.

Avaliação do governo Lula

Outro dado relevante é a melhora na avaliação do governo federal. A desaprovação caiu de 57% para 53%, enquanto a aprovação subiu de 40% para 43%. A diferença entre aprovação e desaprovação, que era de 17 pontos em junho, agora é de 10 pontos. A pesquisa completa, com todos os cenários e percentuais, pode ser acessada no site da Quaest.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia