Franqueada da Coca-Cola em Vitória da Conquista lança programa para inclusão de pessoas com deficiência

fonte_blogdomarcelodo Portal Beirú

A Norsa/Coca-Cola está lançando em Salvador um novo conceito para inclusão de pessoas com deficiência no ambiente organizacional: o programa APITE – Ação para Inclusão no Trabalho e Esporte. Com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e ao mesmo tempo gerar renda aos participantes, o programa selecionará 45 pessoas com deficiência em Salvador para participar de curso profissionalizante. Todos os classificados, a partir dos 16 anos, serão contratados inicialmente como jovens aprendizes, e durante a vigência do curso receberão uma bolsa-salário.

Para se inscrever no programa, os interessados devem comparecer à sede do SINE Simões Filho entre nos dias 12 e 13 de agosto, portando original e cópia do RG, CPF, carteira de trabalho, certificado de reservista (no caso de homens) e atestado médico de acordo com a Lei 7.853/1989 (norma que regula a inclusão da pessoa com deficiência). A inscrição é gratuita.

“Esta foi a alternativa encontrada para desenvolver um canal de transformação social para que estas pessoas possam ter oportunidade de conquistar a sua independência. Faz parte da política mundial da Coca-Cola estimular a inclusão social em todas as suas possibilidades. Por isso, a Norsa vai apoiar a capacitação e inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência”, explica Emiliana Albanaz, Gerente de Recursos Humanos da Norsa na Bahia.

O Programa

O programa Apite é uma parceria com o SENAI-BA e terá a duração de até 2 anos. Após este período, dependendo do desempenho no curso, os aprendizes podem ser efetivados pela Norsa em diversas áreas da organização, obedecendo aos requisitos de qualificação alcançados. Além de uma bolsa-salário no valor de meio salário mínimo durante o período do contrato de aprendizagem, os participantes terão direito ao registro na carteira profissional, bem como a benefícios, como plano de saúde médico e odontológico, vale transporte, seguro de vida e cesta básica.

Atualmente a Norsa/Coca-Cola possui em seu quadro de funcionários mais de 120 pessoas com deficiência (lotados em unidades do Ceará, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte), dos quais 16 trabalham na Bahia. A empresa busca agora ampliar esses números e promover oportunidades significativas de emprego e renda, além de inclusão social para profissionais com esse perfil.

Sobre a Norsa

A Norsa é uma empresa de bebidas fundada em 1998 pela união dos franqueados Coca-Cola nos Estados da Bahia, do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Com dez anos de existência, alcançou em sua área geográfica de 907.313 quilômetros quadrados (10% do território brasileiro), a liderança absoluta do mercado de refrigerantes e está no universo das 300 maiores empresas do País. Com cinco fábricas (Maracanaú - CE, Simões Filho - BA, Vitória da Conquista – BA, Macaíba – RN e Teresina - PI), além de 11 centros de distribuição e dois centros de vendas, a empresa conta com mais de três mil funcionários e fornece refrigerantes, sucos, chás, energéticos, achocolatados e águas, além dos produtos das fábricas da Heineken Brasil na região, para cerca de 150 mil pontos de venda. Hoje, a Norsa tem 56,7% de participação no mercado (dados Nielsen de junho de 2010).

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia