Usuários da companhia aérea começaram a ter problemas na última sexta-feira.
Os usuários da Gol continuam a enfrentar problemas nesta terça-feira. A companhia aérea registrou, até as 15h, 36,3% de atrasos nos 490 voos programados no País, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No período, 40 (8,2%) partidas foram canceladas. Conforme a Infraero, em todo o País, dos 1.364 voos programados, 257 (18,8%) estavam atrasados até 15h e 57 (4,2%) foram cancelados.
No aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, 23 (19,5%) dos 118 voos tiveram atrasos até as 15h. Em Congonhas, das 137 partidas agendadas, 13,9% atrasaram. No aeroporto de Galeão, no Rio de Janeiro, passageiros de 19 (27,1%) voos tiveram problemas, dos 70 programados. Cinco (7,1%) foram cancelados. No Santos Dumont das 97 partidas, 15,5% estavam atrasadas até as 15h.
Os atrasos e cancelamentos começaram na última sexta-feira e, na segunda-feira, passageiros viveram momentos de caos nos aeroportos. Além da espera, eles se queixavam, principalmente, da falta de informação nos painéis e áudios do aeroporto.
A Gol se manifestou e disse que os atrasos e cancelamentos são reflexo do intenso tráfego aéreo de sexta-feira (30), com a volta das férias, que fez com que algumas tripulações atingissem o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão.
Em nota, a empresa disse que "a empresa continua trabalhando para normalizar o tráfego aéreo da companhia. Disse ainda que “acionou tripulantes extras e destacou equipes de monitoramento nos aeroportos”.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que pediu explicações à companhia aérea Gol sobre os transtornos causados aos usuários. A Infraero informou que "está monitorando os transtornos ocorridos nesta segunda-feira (2/8) em função dos atrasos nos voos da companhia aérea Gol, impactados pela implantação de um novo sistema de escalas, o que ocasionou a falta de tripulantes daquela empresa. A Infraero - no intuito de cumprir com sua obrigação de esclarecimentos aos passageiros e usuários da infraestrutura aeroportuária - esclarece que todos os procedimentos de auxílio operacional foram colocados à disposição da empresa aérea, a fim de amenizar o desconforto dos passageiros".
Greve
Funcionários da Gol marcaram uma paralisação de 24h para o próximo dia 13 de agosto. Eles reivindicam melhores salários, plano de saúde, fim do excesso de jornada e assédio moral. A presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbino, disse que a iniciativa dos funcionários, além de ser resultado dos problemas internos da Gol, também está relacionada à lenta fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Anac.
"Não podemos esquecer que as multas aplicadas pelo MTE e ANAC são tão baixas, que acabam se tornando um incentivo ao desrespeito à legislação trabalhista e à regulamentação profissional", defendeu.
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