Novo sistema de monitoramento da Embasa moderniza controle do sistema de abastecimento de Vitória da Conquista

Com investimento de R$4,4 milhões, o novo sistema está interligado ao já existente sistema de Telemetria que poderá monitorar até 150 pontos distribuídos entre a sede e a zona rural.

A modernidade no controle da distribuição e perdas já é realidade no Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista com o início do funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO), implantado pela Embasa. Com investimento de R$4,4 milhões, o novo sistema está interligado ao já existente sistema de Telemetria que poderá monitorar até 150 pontos distribuídos entre a sede municipal e localidades da Zona Rural atendidas pela Embasa.

Continua após a publicidade:

O CCO funciona 24 horas por meio de uma sala central que monitora 28 setores de abastecimento por meio de 14 atuadores que possibilitam o fechamento e abertura de registros por comando remoto, permitindo rápida atuação na contenção de vazamentos e na solução de outras ocorrências operacionais. Por meio da sala de monitoramento, os operadores podem controlar o volume de água distribuído e a pressão na rede distribuidora.

De acordo com o gerente regional, Manoel Marques, esta ação demonstra que a Embasa está conectada com a era digital e modernizando seus sistemas para monitorar ininterruptamente e atender cada vez mais rápido aos chamados. “Ao detectarmos qualquer anomalia, da sala de controle, nossa equipe pode atuar para conter vazamentos, por exemplo, com o fechamento de registro. Em caso de situações que exigem a presença física, uma equipe volante vai ao local verificar e sanar o que o sistema sinalizou remotamente”, explica.

Esgoto

O CCO também está operando de forma experimental o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Vitória da Conquista. Para isso, a Embasa instalou o primeiro ponto de monitoramento na estação elevatória de esgoto 7, local que reúne todo o esgoto coletado da cidade antes de chegar até a estação de Tratamento (ETE). “Na área de esgoto, o CCO verifica o volume bombeado e em caso de anormalidade é possível enviar equipe para o rápido atendimento, evitando extravasamento de esgoto”, relata. No segundo momento, serão implantados novos pontos para monitorar Poços de Visita (PV) espalhados pela cidade.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia