Operação da PF mira quadrilha especializada em roubar cargas dos Correios e Mercado Livre, na divisa BA-MG

As investigações começaram no ano passado e revelaram uma organização criminosa altamente estruturada, com divisão de funções e uso de estratégias para dificultar a ação policial.

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (17), uma operação que resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão em cidades de Minas Gerais e da Bahia. O alvo foi um grupo criminoso especializado em roubo de cargas dos Correios e do Mercado Livre, com atuação principalmente na BR-251, entre os quilômetros 202 e 365, no Norte de Minas Gerais.

Continua após a publicidade:

Além dos mandados, intimações judiciais foram expedidas para moradores dos municípios de Cachoeira de Pajeú e Santa Cruz de Salinas, em Minas Gerais, e Barra do Choça, na Bahia. As investigações começaram no ano passado e revelaram uma organização criminosa altamente estruturada, com divisão de funções e uso de estratégias avançadas para dificultar a ação policial. Segundo apurado pelo Blog do Marcelo , as cargas roubadas eram encaminhadas ao distrito de Águas Altas, zona rural de Cachoeira de Pajeú. Os criminosos demonstravam conhecimento prévio sobre os produtos transportados e utilizavam métodos audaciosos para executar os crimes. Em uma das ações, atearam fogo na rodovia para desorientar o motorista de uma carreta, utilizando luz intensa e conduzindo o veículo para uma estrada vicinal, onde a carga era saqueada.

Os investigadores identificaram que os assaltantes usavam blusas de manga longa para esconder tatuagens, lanternas de alta potência e rádios comunicadores. Para ampliar sua capacidade operacional, o grupo contava com armamento pesado e uma frota diversificada, incluindo carros, caminhonetes, vans e até guinchos, facilitando tanto a execução dos crimes quanto as fugas. As cargas roubadas incluíam encomendas de alto valor, como eletrônicos e smartphones. Ainda segundo as investigações, há indícios de envolvimento de motoristas de transporte de carga, o que pode ter facilitado o acesso aos produtos transportados.

O material apreendido durante a operação será submetido à perícia, e as investigações continuam com a análise dos dados coletados. Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, roubo qualificado e receptação. Se condenados, as penas somadas podem ultrapassar 20 anos de reclusão. A reportagem entrou em contato com os Correios e o Mercado Livre para obter um posicionamento sobre os roubos e aguarda retorno. Enquanto isso, a Polícia Federal ressalta que a operação é mais um passo importante no combate ao crime organizado na região, garantindo maior segurança para empresas e consumidores que dependem do transporte de cargas.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia