PRF apreendeu cigarros eletrônicos e aparelhos celulares em ônibus interestadual na rodovia BR-116

Os cigarros eletrônicos apreendidos são proibidos no Brasil desde 2009, conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Durante uma operação de fiscalização voltada ao combate de atividades ilícitas na última sexta-feira (25), agentes do Grupo de Patrulhamento Tático da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Jequié realizaram uma apreensão significativa na BR-116, no trecho correspondente ao quilômetro 677, na Bahia. Um ônibus de transporte interestadual foi abordado por volta das 11h30, resultando na descoberta de 54 cigarros eletrônicos do tipo vape e 15 aparelhos celulares escondidos em uma caixa de encomenda.

Continua após a publicidade:

Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, a equipe da PRF suspeitou da carga após observar inconsistências no processo de despacho. Durante a vistoria no bagageiro do veículo, os policiais encontraram uma caixa registrada como mercadoria comum, mas cujo conteúdo real divergia substancialmente do declarado. A nota fiscal anexada à encomenda, emitida em 21 de julho de 2025 por uma empresa do ramo de eletrônicos, listava produtos diferentes dos que foram localizados no interior da embalagem.

Os cigarros eletrônicos apreendidos são proibidos no Brasil desde 2009, conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que veda a venda, importação e publicidade desses dispositivos por riscos à saúde pública. Além disso, a origem e a legalidade dos celulares também são alvo de investigação, já que não havia documentação que comprovasse a procedência regular dos aparelhos.

Diante da constatação de infrações sanitárias e possíveis crimes de descaminho, toda a carga foi recolhida pela PRF e encaminhada à superintendência da Receita Federal em Vitória da Conquista, onde serão realizados os procedimentos administrativos e criminais cabíveis. O responsável pela encomenda ainda não foi identificado, e as investigações seguem em andamento para apurar o destino final da mercadoria e a eventual rede de distribuição clandestina. A ação reforça o papel da PRF no combate ao tráfico de produtos proibidos e ilícitos em rotas estratégicas do país, especialmente em trechos de grande fluxo de passageiros e cargas como a BR-116.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia