Ricardo Eletro e Insinuante anunciam fusão e criam 'gigante do varejo'

fonte_correiodo Correio* | R7

A Insinuante começou em Vitória da Conquista, em 1959, quando era uma pequena venda de calçados

Duas das maiores redes de móveis e eletrodomésticos Insinuante, da Bahia, e Ricardo Eletro, de Minas Gerais, anunciam nesta segunda-feira (29) a união de suas operações. As empresas vão ampliar seus negócios no Nordeste, no Rio de Janeiro e no interior de São Paulo.

A decisão de fundir as duas redes ocorreu após o negócio entre o grupo Pão de Açúcar e as Casas Bahia no ano passado, segundo reportagem da Folha de S.Paulo. A nova empresa terá 480 lojas espalhadas em 17 Estados do país. O faturamento será de R$ 4,6 bilhões anuais.

Com a fusão, a Insinuante/Ricardo Eletro deverá ultrapassar o Magazine Luiza, que teve faturamento de R$ 3,8 bilhões no ano passado e ocupa a segunda posição no varejo, atrás apenas do grupo Pão de Açúcar/ Casas Bahia.

Cada uma das redes terá o controle de 50% de participação. Ricardo Nunes, dono da Ricardo Eletro, deve comandar a nova companhia. Luis Carlos Batista, da Insinuante, fica no conselho de administração.

O faturamento da Ricardo Eletro no ano passado foi da ordem de R$ 2,1 bilhões, o que representou um aumento de 28% sobre 2008. A intenção para o ano de 2010 era a abertura de mais 50 lojas no interior do Rio de Janeiro.

Insinuante começou em 1959 como uma vendinha de calçados na cidade baiana de Vitória da Conquista

As lojas Insinuante, hoje em 4º lugar no ranking do setor varejista brasileiro, surgiu em 1959 na cidade de Vitória da Conquista (BA), como uma loja de calçados, segundo o histórico no site da própria empresa na internet.

Em 1967, a empresa começou a diversificar sua área de atuação, com a comercialização de móveis e eletrodomésticos. O grupo consolidou-se no Estado com 32 lojas, se expandiu pelo país e hoje está presente em outros dez - Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Rio de Janeiro -, com 220 lojas.

A empresa emprega mais de 10 mil funcionários diretos e possui uma presença criativa e agressiva na mídia, com mais de mil comerciais de televisão por dia e distribuição de mais de quatro milhões de tabloides por mês - segundo o Ibope Monitor, a empresa ocupa a 2ª colocação como maior anunciante de móveis e eletrodomésticos do país e o 12º no ranking nacional em todas as categorias.

A rede opera no mercado em quatro modalidades: lojas especializadas (voltadas para eletrodomésticos, eletroeletrônicos, informática e telefonia celular); megastore (lojas com mais de 3.000 m²); lojas de desconto (produtos para o lar e departamentos como hobby e lazer, decoração, móveis infantis, copa-cozinha, varanda, cama, mesa e banho); e loja digital (que opera pela internet).

Outros serviços oferecidos pela rede são: empréstimo pessoal, seguro de vida, seguro de automóveis e previdência privada.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia