Semana da Oxigenoterapia Hiperbárica

fonte_blogdomarceloda Agência Vocevê

Evento discute, no IBR Hospital, as indicações do tratamento

Durante essa semana, está sendo promovida, no IBR Hospital, a Semana da Oxigenoterapia Hiperbárica com palestras sobre essa modalidade terapêutica. A ação, uma iniciativa do Centro de Medicina Hiperbárica, único no interior do estado, tem como objetivo difundir informações sobre o tratamento. O evento conta com um ciclo de palestras coordenado pela médica hiperbarista, especialista pela Undersea and Hyperbaric Medical Society (Sociedade Americana de Medicina Hiperbárica), e diretora do centro, Dra. Bianca Oliveira.

Até quinta-feira, 6, o evento é direcionado a funcionários e corpo clínico do IBR Hospital. Na sexta, 7, a programação é voltada a instituições de ensino, convidados e imprensa, nos horários de 10h às 11h e 14h às 15h. Além da palestra com Dra. Bianca, também será oferecida, aos interessados, uma sessão exclusiva na câmara hiberbárica.

Segundo Dra. Bianca, as palestras são, na verdade, um bate-papo informal sobre os benefícios da medicina hiperbárica. “Esse momento é importante para que as pessoas sejam informadas e conheçam os mecanismos do Centro de Medicina Hiperbárica. Assim, os pacientes não sairão do hospital sem o encaminhamento necessário”, afirmou.

Centro de Medicina Hiperbárica

Implantado há cinco anos, o Centro de Medicina Hiperbárica do IBR Hospital oferece tratamento com a oxigenoterapia em meio hiperbárico, utilizada para cicatrização de feridas persistentes. O centro oferece um tratamento indolor e seguro, que acelera a recuperação e economiza os custos de procedimentos mais invasivos originados por complicações e internações repetidas.

Nessa modalidade terapêutica, o paciente é submetido a uma pressão ambiental superior à atmosférica dentro de uma câmara fechada, respirando oxigênio 100% puro. Dessa forma, o tratamento atua decisivamente sobre o processo mórbido e reduz ou elimina a necessidade de mutilações e amputações, a rejeição de enxertos, as cicatrizes deformantes das queimaduras e as longas internações hospitalares.

Segundo Dra. Bianca Oliveira, o processo depende muito de cada paciente e da complexidade do problema. "A medicina hiperbárica no IBR Hospital tem uma proposta multidisciplinar, onde o paciente é acompanhado até a resolução total do problema. A medidina hiperbárica garante eficácia, num tempo geralmente bem menor do que em tratamentos convencionais", explica a médica.

4/5/2010Texto: Cássia DiasJornalista Responsável: Monik Milany (DRT-BA 2850)Agência vOceve Multicomunicação

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia