Tech: Whatsapp passará a exibir anúncios e permitirá que donos de canais cobrem por acesso a conteúdo exclusivo

Plataforma lança nesta segunda (16) novas funcionalidades que prometem mudar a forma como usuários interagem com conteúdos e empresas dentro do aplicativo.

O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, anunciou na segunda-feira (16) uma série de mudanças em sua plataforma. Segundo apurado pelo Blog do Marcelo, entre as principais novidades estão a introdução de anúncios dentro do app e a possibilidade de monetização de canais por administradores. Os anúncios começarão a aparecer na aba "Atualizações", especificamente no Status — área semelhante ao Stories do Instagram. Nesse espaço, os usuários já compartilham atualizações que desaparecem após 24 horas, e agora verão conteúdos publicitários misturados com postagens de amigos e familiares.

Continua após a publicidade:

Ainda segundo o WhatsApp, os anúncios serão claramente identificados, para não causar confusão com conteúdos orgânicos. Apesar da nova estratégia comercial, a plataforma garantiu que as mensagens privadas continuam seguras e que elas não serão utilizadas para segmentação de anúncios. Além disso, o número de telefone dos usuários não será vendido ou compartilhado com terceiros. No entanto, o WhatsApp informou que poderá usar outros critérios para direcionar propagandas, como os canais que o usuário costuma seguir, seu modelo de celular, tipo de conexão à internet e localização geral (cidade e país).

Outro ponto relevante é a integração com a Central de Contas da Meta, recurso que reúne perfis do Facebook, Instagram e WhatsApp. Caso o usuário tenha essa função ativada, os dados coletados nas outras plataformas poderão ser usados para personalizar os anúncios exibidos no WhatsApp. Além da publicidade, o WhatsApp também liberará ferramentas para administradores de canais monetizarem seus conteúdos. Isso significa que criadores poderão cobrar assinaturas para acesso a conteúdos exclusivos e ainda investir em campanhas pagas para terem maior visibilidade nas sugestões da plataforma.

Com cerca de 3 bilhões de usuários ativos no mundo todo, sendo 1,5 bilhão deles acessando diariamente a aba "Atualizações", a entrada do WhatsApp no mercado publicitário tem potencial para impactar significativamente o ecossistema digital. A justificativa da empresa é que os anúncios ajudarão pequenas e grandes empresas a alcançarem novos públicos, além de incentivar a criação de conteúdos de qualidade pelos administradores de canais. A implementação das novas funcionalidades será gradual, e a previsão é que os primeiros anúncios comecem a aparecer nos próximos meses. Os usuários devem ficar atentos às configurações do app, já que algumas opções de privacidade podem ser ajustadas para controlar o tipo de conteúdo publicitário recebido.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

BLOG DO MARCELO // Vitória da Conquista Notícias :: Bahia