WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Projeto da Barragem do Rio Pardo está praticamente concluído, diz Prefeitura de Conquista

Projetos básico e executivo já estão prontos. Licenciamento ambiental depende apenas da aprovação do Inema. Próxima etapa é o processo licitatório para a construção da obra.

fonte_pmvc| Secom . PMVC

A Prefeitura de Vitória da Conquista recebeu nessa terça-feira, 2, a visita do engenheiro Ornaldo Freitas, da IBI Engenharia, empresa que venceu a licitação para a elaboração dos projetos básico e executivo da Barragem do Rio Pardo. Freitas entregou à Secretaria Municipal de Infraestrutura os relatórios definitivos referentes à obra.

Também já foi concluído e repassado ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) o processo de licenciamento ambiental. Resta agora apenas a palavra final do órgão para que a Prefeitura possa dar essa etapa técnica por concluída, e continue a buscar recursos junto ao Ministério da Integração Nacional, a fim de que seja iniciado um novo processo licitatório – desta vez para escolher a empresa responsável pelas obras de construção da futura barragem. “Tecnicamente, hoje estamos praticamente finalizando a parte técnica do projeto da barragem. Fica restando apenas a finalização do licenciamento ambiental, que é uma coisa que depende do Inema”, explicou o engenheiro.

Adutora

Ao mesmo tempo em que conclui a etapa técnica do processo da barragem, a Prefeitura se empenha agora em preparar a documentação necessária para iniciar a que se refere a outra obra complementar: a adutora que será responsável por conduzir a Vitória da Conquista e aos demais municípios beneficiados a água armazenada pelo futuro reservatório. Neste instante, está em andamento a elaboração do termo de referência do plano de trabalho. “Esse é um elemento-chave que compõe o edital de licitação que, após a aprovação pelo Ministério da Integração Nacional, será lançado em nível nacional”, esclarece Debora Rocha, secretária municipal de Infraestrutura.

Quando o termo de referência for aprovado, a Prefeitura poderá abrir a licitação que escolherá a empresa responsável por elaborar o projeto da adutora – repetindo, assim, os mesmos procedimentos legais que foram seguidos no caso da barragem, quando a IBI Engenharia venceu o processo licitatório e ganhou o direito de executar a parte técnica que, neste momento, está praticamente concluída. “Esse é um projeto essencial porque a barragem, junto com a adutora, forma um sistema hídrico que vai poder tanto captar como conduzir para a cidade o volume de água de que a população precisa para ser abastecida”, enfatizou o prefeito Guilherme Menezes.

Autonomia hídrica

A futura Barragem do Rio Pardo será construída a pouco mais de 70 quilômetros da área urbana conquistense, na região do distrito de Inhobim. O reservatório terá capacidade para armazenar mais de 430 milhões de metros cúbicos de água, garantindo assim a autonomia hídrica para Vitória da Conquista e outros municípios da região, incluindo os distritos da zona rural. Atuando de forma complementar, a adutora poderá conduzir aproximadamente 900 litros de água por segundo por um percurso de 80 quilômetros, até Vitória da Conquista e os outros municípios beneficiados. A água do reservatório não se limitará ao abastecimento. Pode também servir a empreendimentos nas áreas de irrigação, agricultura e energia hidráulica.



Leia também no VCN: