por Guilherme Barros, do Último Segundo
A compra da Pantanal foi o primeiro passo. Seguida de perto pela segunda colocada, a Gol, em 2010, a TAM pretende consolidar sua liderança no mercado de aviação no País.
Segundo o presidente interino da TAM, Líbano Barroso, no próximo ano, a companhia vai apostar mais fortemente na classe C, que tem sido o segmento que mais tem crescido no uso de passagens aéreas.
No Brasil, o mercado de aviação doméstica cresce o dobro do PIB. Com as projeções indicam que o país deve crescer entre 5% e 6% no ano que vem, a tendência é de o setor aéreo crescer até 12%. Barroso diz que a TAM tem que se preparar para esse ritmo de crescimento.
Daí, ao comprar a Pantanal, a aposta no investimento nas cidades de média intensidade, o mercado da aviação regional, que comporta aviões com menos de 100 lugares. “Esses centros urbanos de média intensidade têm cada vez mais se conectado aos grandes centros urbanos”, diz o executivo.
Há, de acordo com Barroso, outra forte identidade entre o público consumidor da Pantanal e o da TAM. A grande maioria viaja a negócios – 90% do total de passageiros da Pantanal e 75% da TAM.