do A Tarde

Apesar de os lojistas já apresentarem descontos de até 70% para atrair os consumidores após as compras de Natal, muitas lojas estão segurando os descontos mais agressivos para após o Carnaval, segundo informações das associações de lojistas de alguns shoppings da cidade. O setor de vestuário é o que promete as melhores ofertas neste mês, já que precisa zerar o estoque para a chegada da nova coleção em fevereiro.
Para Paulo Guedes, diretor financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Salvador (CDL), estas promoções após o período natalino já viraram um hábito do varejo para se desfazer dos produtos que ficaram em estoque. “A média é oferecer entre 40% e 50% de desconto”, estima Guedes.
Além deste mês, o diretor analisa que a Liquida Salvador, que ocorrerá entre 25 de fevereiro até 7 de março, é o “coroamento da temporada de promoções” e já é a segunda melhor data para o comércio na cidade. Porém esta redução não está vinculada à diminuição de estoque, e sim às negociações que os lojistas e fornecedores fazem para reduzir os preços.
Pela necessidade de renovar o estoque, Soraia Maltez, gerente da loja de roupas Micheline, diz que colocou todas as peças brancas com 40% de desconto, já que as roupas que sobraram foram todas com a numeração pequena. Soraia começou a liquidação nesta segunda-feira, 4, e irá continuar até zerar o estoque.
“O movimento ainda está devagar, mas esperamos que, com as festas de largo e com o Carnaval, as vendas melhorem antes de as mercadorias novas chegarem”, comenta Soraia.
Já na busca de um eletrodoméstico, o empresário Jailson Lima olhava na segunda, à tarde, os preços das geladeiras para saber se os anúncios de descontos eram verdadeiros. Lima conta que deixou para comprar o produto depois do Natal para encontrar abatimento, mas ainda não tinha visto nenhuma geladeira com a diminuição de 70% no valor como anunciado.
“Vou pesquisar mais e aguardar. Na internet, tem condições melhores, até R$ 300 mais barata. Também vi uma TV que comprei em setembro com o preço mais caro que naquela época”, analisa.
Cuidados com as promoções
Pesquise – Faça pesquisa de preço para verificar se não se trata de “falsa liquidação”, o que acontece com mais frequência do que se imagina
Observação – Tenha cuidado redobrado com o estado das mercadorias, principalmente aquelas em exposição
Trocas – Lembre-se de que não poderá trocar; por isso, confira se não há defeitos que comprometam a utilização
Impulso – Não compre por impulso, só porque é barato, pois a mercadoria pode não ter utilidade. Compras por impulso são vilãs que comprometem o orçamento familiar
Defeitos – No caso de produtos com pequenos defeitos (roupas com manchas, descosturadas), você deve exigir que a loja coloque na nota fiscal os problemas apresentados, detalhando-os
Fonte: Associação Brasileira de Defesa do Consumidor Pro Teste.