do A Tarde

Salvador já começou a viver o Ba-Vi de domingo, 24, desde o início do Estadual – afinal, o clássico foi marcado logo para a terceira rodada, neste domingo, em Pituaçu. Porém, não se pode desprezar os compromissos anteriores. Ninguém quer chegar para o duelo em desvantagem.
E, para conseguir se manter na crista após a goleada de 5 a 1 sobre o Colo-Colo, o Bahia precisará superar um time que também estreou arrasando. O Ipitanga foi presa fácil para o xará do arquirrival tricolor, Vitória da Conquista: 5 a 2.
Quem vencer o confronto desta quarta-feira, 20, às 20h30, em Pituaçu, terminará a rodada na liderança, a não ser que haja larga goleada para qualquer dos lados no jogo entre Itabuna e Vitória.
Para o meia Ananias, a partida contra o Bode será uma prévia do Ba-Vi. “É uma boa prova pra gente ver como está para o clássico”, disse ele, que assume não tirar da cabeça o jogo diante do maior rival. “É difícil. Antes de começar o Baiano, já pensava no Ba-Vi. Mas não pode esquecer o Conquista, pois chegar domingo com derrota não vai ser nada bom”.
O garoto acha que o Bahia encontrará mais dificuldades ensta quarta do que contra o Colo-Colo. Já o técnico Renato Gaúcho prefere não polemizar. “Não tem jogo mais fácil ou mais difícil. Todos os times, quando enfrentam Bahia ou Vitória, querem mostrar serviço”, afirmou.
Sobre outros assuntos, o treinador mostra que a língua afiada está em forma. Rogerinho e Rodrigo Gral não foram regularizados a tempo e, mais uma vez, serão desfalques. Fato que deixou Renato de mau-humor.
“São dois jogadores importantíssimos e eles já deviam estar com a liberação. Mas aí não é comigo, eu só sigo as ordens. Sei que isso incomoda, e incomoda muito”, reclamou.
Com as ausências, o time deverá ser o mesmo que goleou o Colo-Colo. Porém, nesta terça, 19, à tarde, Renato Gaúcho ainda tinha esperança de que os atletas ficassem à disposição e treinou o time que é o favorito para iniciar no Ba-Vi de domingo, com Rogerinho e Abedi no meio, Gral e Ananias no ataque.
O técnico também disparou contra as condições do gramado de Pituaçu: “O campo onde o Bahia vai jogar tem que estar bom. Tiveram tempo para preparar e não trabalharam direito. Vi na televisão que o gramado está ruim, com muita areia. Se tiver uma lesão séria, quero ver quem vai responder”.
O zagueiro Alison, que voltou a sentir dores no joelho operado, não treinou nesta terça e foi submetido a um exame. Provavelmente sem condições de jogar o clássico, Edilson deverá ir a São Paulo, onde, nesta quarta, receberá homenagem do Corinthians. Nen, com dores no tendão, continua fora.
Adiado – O julgamento do caso da “mala branca” do Bahia, na Série B de 2009, que seria nesta terça não aconteceu, pois ninguém do Bragantino – que teria recebido o dinheiro –, foi intimado.
BAHIA X VITÓRIA DA CONQUISTA
- Bahia – Marcelo; Rafael, Thiago, Vágner e Ávine; Leandro, Bruno Silva, Abedi e Mauricio; Ananias e Hélder. Técnico Renato Gaúcho.
- Vitória da Conquista – Marcão; Mica, Sílvio, Ricardo Braz e Tiaguinho; Renilton, Alessandro Azevedo, Valdo e Brawn (Alex); Cicinho e Diogo (Carlinhos Baiano). Técnico: Ubirajara Veiga.
- Local: Estádio Roberto Santos (Pituaçu), às 20h30.
- Árbitro: Lúcio José Silva de Araújo.
- Assistentes: José Carlos Oliveira dos Santos e Dijalma Ferreira Júnior.