do Globoesporte
Depois da goleada na estreia, Tricolor mantém 100% de aproveitamento e a liderança do Grupo 2, além de aumentar o tabu sobre o “Bode”

O torcedor do Bahia aos poucos vai esquecendo que um dia Renato Gaúcho foi “persona non grata” na Boa Terra. O incidente em 1989, quando o então jogador foi atingido por um ovo no estádio da Fonte Nova, antes da estreia da seleção brasileira na Copa América, vai sendo apagado a cada gol do Tricolor no Campeonato Baiano.
Após estrear com uma goleada de 5 a 1 sobre o Colo-Colo, a equipe voltou a campo na noite desta quarta-feira, no estádio Roberto Santos, no bairro de Pituaçu, e derrotou o Vitória da Conquista por 3 a 0, mantendo 100% de aproveitamento e a liderança do Grupo 2 do Estadual.
A equipe volta a campo no próximo domingo, às 17h (de Brasília), quando terá o primeiro grande teste da temporada. No mesmo estádio Roberto Santos, o Tricolor recebe o arquirrival Vitória – será o primeiro BaVi de Renato Gaúcho.
Jogando em casa, diante da sua torcida, o Tricolor não deu chances ao adversário e assegurou a vitória já no primeiro tempo. O zagueiro Vágner abriu o placar aos 13 minutos, e o lateral Ávine ampliou aos 45. Na etapa final, o atacante Wilson Júnior sacramentou a vitória aos 15 minutos.
Com o resultado, o Bahia ainda ampliou o tabu sobre o Vitória da Conquista. Foi a nona partida entre os dois times, e o Tricolor não é derrotado pelo adversário há oito confrontos, sendo quatro vitórias seguidas – a única derrota foi justamente no primeiro duelo, em 2007 (2 a 0).
Contratado com a missão de levar o Bahia a conquistar o Estadual, o que não acontece desde 2001, e impedir o tetracampeonato do rival rubro-negro, Renato Gaúcho ainda tem o desafio principal pela frente: levar o Tricolor de volta à Série A do Campeonao Brasileiro.