do Terra

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha, cassou na noite desta sexta-feira a liminar que impedia o partido de realizar sua convenção nacional neste sábado. A informação foi divulgada pela assessoria do presidente do PMDB, Michel Temer,e confirmada pela assessoria do presidente do STJ na manhã deste sábado. O pedido para suspender o evento, que escolherá a nova diretoria do partido, havia sido feito pelo grupo que contraria a tendência da legenda em apoiar a candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), nas eleições presidenciais desse ano. O encontro ocorre neste sábado, em Brasília-DF, a partir das 9h, e deve eleger Temer para a presidência da legenda.
A desembargadora Vera Andrighi, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), determinou a suspensão alegando que não o PMDB não teria dado prazo suficiente para filiados se candidatarem à presidência do partido. A Executiva Nacional do PMDB recorreu ao STJ, afirmando que foram cumpridos todos requisitos legais, como manda o estatuto da legenda.
Presidente da Câmara dos Deputados, o peemedebista Michel Temer é um dos mais cotados para assumir a vaga de vice na chapa de Dilma. Temer está em seu terceiro mandato no comando do partido. Permanecendo no controle partidário, ele ganha forças para garantir seu nome na aliança com o PT.
Inicialmente, a convenção estava prevista para março, quando termina o mandato da atual direção, mas foi antecipada para reconduzir Temer o quanto antes para a presidência do PMDB.