WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Carnaval 2010: Festa no Campo Grande tem primeiro dia morno

do A Tarde
Pepeu Gomes, o Rei Momo da folia, recebeu as chaves da cidade na histórica

Já virou tradição no Carnaval de Salvador, para tristeza dos foliões mais saudosistas, mas o primeiro dia da festa no circuito Osmar (Campo Grande-Praça da Sé), no centro da cidade, é sempre muito mais fraco do que a ferveção na Barra. Enquanto na Orla a festa bombou desde cedo, sem que os trios e artistas sequer esperassem pelo sinal verde da cerimônia oficial, na Avenida, o rei Momo recebeu a chave, mas ficou sem cortejo e sem trio.

A chave da cidade só chegou às mãos do Rei Momo com quase duas horas de atraso. Marcada para às 20h, a ceroimônia só ocorreu mesmo pouco antes das 22h, quando o prefeito João Henrique passou o comando da cidade à Pepeu Gomes, que lançou a campanha “Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime. Denuncie!”.

No evento, além do prefeito João Henrique, estavam também o secretário especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi e vários secretários estaduais. Segundo a organização do evento, o atraso do Momo foi causado por engarrafamentos na capital.

Bloco da Camisinha – Após a festa de Momo, com intervalos longos, entre uma atração e outra, começaram os desfiles de blocos no centro. Teve o da Camisinha, comandado pela ex-timbaleira Amanda Santiago. A cantora protestou contra o esvaziamento da festa no centro na cidade nos primeiros dias da festa, cantou e dançou no chão, junto aos foliões e aproveitou para pedir sexo seguro durante os dias “sem juízo” do Carnaval. E teve também o da Capoeira, com Tonho Matéria encarnando um personagem híbrido de cangaceiro-capoeirista-puxador de bloco afro. O espetáculo na apresentação ficou por conta dos capoeristas em voos de cinema no chão.

Em seguida, entrou em cena a turma do samba, que sempre desfila no centro na quinta de Momo. Em 2010, um movimento bacana é a valorização dos sambistas baianos como convidados, em detrimento do velho costume de convidar celebridades do eixo Rio-São Paulo para a folia.

O Alerta Geral saiu com Dudu Nobre, Arlindo Cruz, Banda Fora da Mídia e Dhi Ribeiro. Dudu foi homenageado pelos 10 anos de desfile no bloco. Em seguida, foi a vez do Pagode Total, com Bambeia, Ginga Sensual, Pagode Total, Os Caras, Cumpadre Washington e outros convidados. O samba continuou com os blocos Samba Milenas e o grupo Pique Novo, além do Amor e Paixão, que trouxe Nelson Rufino, Batifun, Juliana Ribeiro e Paparico Movimento. Outro momento esperado foi a entrada do grupo Revelação no Proibido Proibir . O grupo, que fez dois shows durante o Festival de Verão, era uma das atrações mais aguardadas pelos amantes do samba no centro.

Afros Graça, beleza, consciência negra e um figurino explêndido foram algumas das características do desfile do Bankoma, o bloco afro que por volta da meia-noite, ocupou a passarela oficial do Campo Grande. O bloco estava programado para desfilar às 23h, mas devido a um defeito no trio de uma agremiação que desfilava na frente, acabou atrasando. Mas o espetáculo valeu a pena para quem se dispôs a esperar.

Leia também no VCN: