WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Parceria eleva em 50% a produção de leite no sudoeste baiano

do Diário do Comércio

A partir de uma parceria do Sebrae Bahia com a Federação da Agricultura do Estado (Faeb) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Gera Leite (14 produtores) e o Gestor de Corte (20 proprietários), constituídos há dois anos na microrregião de Itapetinga, no sudoeste baiano, obtiveram aumento médio de 50% da produtividade do rebanho.

O crescimento foi confirmado pelo presidente da Cooperativa de Produtores de Leite de Itapetinga (Cooleite), Antônio Rodrigues de Oliveira, e pelo criador da fazenda Porangaba, Haroldo Pereira de Almeida, durante visita do diretor Operacional do Sebrae/BA, Paulo Manso Cabral, aos projetos no município.

Na Cooleite, Paulo Manso Cabral, acompanhado do coordenador regional do Sebrae/BA em Vitória da Conquista, Cláudio Cardoso, e do gestor de projetos Lívio Muniz, se inteirou do programa e conheceu todo sistema da unidade de processamento de leite e fabricação de queijo, doces e manteiga.

Um grupo de técnicos e representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Itapetinga fez uma explanação sobre os projetos, mostrando os avanços tecnológicos e ganhos de produtividade conquistados nos últimos dez anos pelos produtores da microrregião.

Na Cooperativa dos Produtores do Rio Pardo (Coopardo), a equipe do Sebrae/BA foi recebida pelo presidente Rômulo Couto Coelho. O diretor operacional ficou impressionado com o sistema de informatização da empresa que controla toda a produção de seis toneladas de rações por hora. A matéria-prima de grãos (milho e soja) é adquirida na região de Barreiras e toda produção da Cooperativa é comercializada no mercado interno da Bahia.

Pela primeira vez, o Sebrae/BA, em conjunto com a Faeb, está concluindo projeto de gerenciamento comercial que será executado com a Coopardo, visando incrementar o mercado distribuidor das rações.

Avanços do grupo

O presidente da Cooleite e produtor Antônio Rodrigues conta que antes a atividade predominante na região era o gado de corte, criado de forma extensiva. A partir da instalação da unidade de laticínio e da parceria Faeb/Senar/Sebrae as coisas mudaram muito para melhor, especialmente em termos de produtividade de leite.

Segundo o presidente, o produtor só entra com 25% do custo total do programa. O investimento seria bem maior se o criador fosse contratar esses técnicos – observa Antônio Rodrigues. “Hoje sentimos a grande diferença entre quem participa e quem está fora do Grupo Geral Leite”. No seu caso específico, ele destacou que antes possuía vacas para criar bezerros; hoje, com a introdução da genética e do melhoramento da pastagem, cada animal já produz 40 litros de leite por dia, que são comercializados no mercado, cobrindo os custos.

O grupo dos 14 que são associados à Cooleite já produz em torno de 14 mil litros de leite por dia. A Cooperativa, cuja usina tem capacidade para processar 80 mil litros por dia (trabalha com cerca de 30 mil litros) conta hoje com 120 associados e 400 fornecedores.

Do total produzido, 70% são de cooperados e o preço por litro pago ao criador varia entre R$ 0,47 (produção de difícil acesso) até R$ 0,59 para o produto de boa qualidade (gelado). Mesmo assim, Antônio Rodrigues reconhece que o setor ainda tem muito espaço para avançar em termos tecnológicos.



Leia também no VCN: