WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

PlayStation 3 turbinado ajuda adolescentes com paralisia cerebral a mover a mão

do R7

Sistema mistura videogame, luva e jogos para exercitar velocidade e alcance dos dedos

Depois de três meses de "videogameterapia" dois participantes conseguiram levantar objetos pesados e realizar tarefas pessoais, como escovar os dentes

Engenheiros da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, modificaram um PlayStation 3 para ajudar adolescentes com paralisia cerebral a melhorar os movimentos da mão.

O sistema é uma mistura de console do PlayStation com uma luva para videogame, um sistema operacional e jogos desenvolvidos sob medida, com várias séries de exercícios, para melhorar a velocidade da mão e o alcance dos dedos. Cada videogame foi conectado à internet, para que os pesquisadores pudessem acompanhar os exercícios dos participantes e avaliar sua eficiência.

O sistema é um exemplo tanto da reabilitação visual, em que os pacientes interagem com ambientes visuais gerados por computador para fazer os exercícios, como de tele-reabilitação, em que eles realizam exercícios supervisionados por fisioterapeutas físicos ou terapeutas ocupacionais, explicou Grigore Burdea, professor de engenharia elétrica e da computação e diretor do instituto.
– Além de atrair o interesse dos adolescentes, nosso videogame torna mais fácil fazer os exercícios.

Os pesquisadores acompanharam o estudo, em que os participantes exercitaram sua mão afetada durante 30 minutos por dia, cinco dias por semana, usando games criados pelos engenheiros da Rutgers.

Os jogos foram ajustados para uma melhor funcionalidade da mão de cada adolescente. Uma imagem na tela, que mostra a mão fazendo movimentos normais, orientou cada adolescente em seus exercícios.

Depois de três meses de terapia, dois participantes que não conseguiam levantar objetos pesados e grandes foram bem-sucedidos.

Os participantes tiveram melhoras significativas em tarefas como escovar os dentes, passar xampu no cabelo, vestir a roupa e ao usar uma colher. Depois de dez meses, um deles já era capaz de abrir uma porta pesada.

Os pesquisadores dizem que videogames modificados podem ser usados para a reabilitação de diversas doenças – por serem divertidos, os games motivam mais as pessoas a fazer os exercícios, em comparação com terapias tradicionais.

Leia também no VCN: