WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Cantor Allan Spínola recebe promessa de ajuda de clínica particular em Salvador para livrar-se do crack

do A Tarde

Único centro público municipal de Salvador atende 50 viciados por dia

Allan Spínola, que tornou público o fato de ser dependente de crack, recebeu duas propostas de ajuda

Até fevereiro deste ano, foram detidos 189 traficantes de drogas em Salvador, uma redução de 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado (198 presos). O mesmo ocorre em relação à quantidade de crack apreendida, 15,7% inferior (3.401 pedras em 2009, contra 2.866 este ano). O dado da Secretaria da Segurança Pública (SSP) preocupa, se confrontado com a estatística do único centro de atendimento público municipal a viciados de drogas, em Pernambués, onde a média de atendimento diário é de 50 pacientes.

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad), Renata Jones, reconhece que a estrutura é insuficiente: “Para a demanda de Salvador, é pouco”.  O porteiro João Carlos Santos, 48, nunca ouviu falar do CAPSad. Ele mora há 46 anos em Pernambués e tem uma filha viciada. “Saber que tem um centro aqui é novidade. Minha filha está envolvida demais e eu iria levá-la para a cidade de Candeias, num local indicado”, conta.

A deficiência da rede pública de assistência a usuários chama atenção, no momento em que o caso do ex-cantor da banda Bué da Fixe, Allan Spínola, viciado em crack e que recorreu a um programa de TV para pedir ajuda, mobiliza as atenções. Allan recebeu a notícia de que está agendada para o próximo dia 24 uma consulta para o tratamento de desintoxicação. Mas o procedimento, se escolhido pela família, deverá ocorrer numa clínica particular, o que deve ser custeado pela produção do programa televisivo

A clínica Cerpa, também particular, que trata de dependentes químicos em Lauro de Freitas (Grande Salvador), sensibilizada com a situação, também entrou em contato nesta quinta com A TARDE oferecendo todo o tratamento gratuito para o artista. “Amanhã (nesta sexta) vamos lá para fazer esse primeiro contato. Graças a Deus, estamos recebendo várias ajudas”, afirmou a produtora do músico, Viviane Nonato.

O déficit da rede pública de assistência existe, apesar de o Ministério da Saúde (MS) ter lançado, em junho de 2009, o Plano Emergencial de Ampliação do Acesso de Tratamento e Prevenção ao Álcool e Outras Drogas (Pead). Com o Pead, até 2010, a Bahia seria beneficiada ao menos com 95 leitos de referência para tratamento de álcool e outras drogas em hospitais gerais, cinco novos Centros de Atenção Psicossocial e habilitação de outros 11 já existentes

A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) não soube informar, nesta quinta, se já recebeu algum recurso, que tipo de investimento foi realizado e quais municípios foram contemplados.

Já a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pela assessoria de imprensa, informou que, até o final do ano, serão inaugurados, com recursos do MS, mais dois CAPSad, em Pirajá (24 horas) e no Centro Histórico (das 8h às 18h).



Leia também no VCN: