WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Lula tenta dissuadir candidatura de petistas ao governo de Minas Gerais

do Estadão

Presidente diz a Patrus Ananias e Fernando Pimentel para se entenderem com Hélio Costa, do PMDB

Pimentel e Ananias: conselho de Lula a não se candidatarem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta sexta-feira, 19, ao ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, e ao ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, que não disputem prévia no PT para a escolha do candidato ao governo de Minas nem criem problemas para a aliança com o PMDB.

Em reunião realizada à noite com Patrus e Pimentel, Lula recomendou aos dois petistas que se entendam com o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), também pré-candidato à cadeira do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB).

Na conversa, que contou com a presença do vice-presidente José Alencar, outro mineiro, Lula deixou claro que não quer saber de prévia e muito menos de dois palanques em Minas para a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto. Minas é o segundo maior colégio eleitoral do País, depois de São Paulo.

Apesar de não querer atritos com o PMDB, o presidente não cobrou dos petistas a retirada das respectivas pré-candidaturas. Pimentel é hoje um dos principais coordenadores da campanha de Dilma. No PT, o comentário é que, se o candidato for do partido, a tendência é que seja Patrus.

Hélio Costa propôs que o PT e o PMDB realizem pesquisas, em abril, para verificar qual dos nomes tem mais chance de ganhar as eleições em Minas. Tanto Patrus como Pimentel disseram aceitar a proposta. Recentemente, porém, o ministro do Desenvolvimento Social defendeu a escolha no PT por meio de prévia, sob o argumento de que só um petista deve ser submetido ao crivo das pesquisas, ao lado de Costa.

“A prévia é o melhor caminho para resolver esse impasse”, disse Patrus, há duas semanas. “Eu acho que ninguém quer prévia, mas continuo pré-candidato”, emendou Pimentel naquela ocasião.

Na última terça-feira, Patrus e Pimentel almoçaram juntos em Brasília e continuaram a conversa, à noite, na festa de aniversário do ex-ministro José Dirceu. Não selaram a trégua, mas, segundo relato de dirigentes do PT, o clima entre os dois melhorou.

Em entrevista ao Estado, no mês passado, Lula disse que Hélio Costa não criava obstáculos para o acordo. “Mas eu acho que os companheiros de Minas, tanto o Patrus quanto o Pimentel , se meteram em uma enrascada”, afirmou. “Estava tudo indo muito bem até que eles transformaram a disputa em um problema de fissura muito ruim para o PT”.

Mesmo assim, o presidente demonstrou esperança no entendimento. “Como a política é a arte do impossível, quem sabe até o mês de março eles consigam resolver os problemas deles”, observou. Foi, na prática, o que ele próprio tentou fazer nesta sexta.



Leia também no VCN: