WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Revitalização destoa do ritmo das obras no Rio São Francisco

do A Tarde
Parte dos 40 km do canal do Eixo Norte, que vai levar água até o Ceará, já está concretada

Quase três anos depois de iniciadas suas obras, a transposição do Rio Francisco ainda é assunto que alimenta debates. As discussões saíram das rodas de conversa dos municípios em cujas terras estão sendo construídos os canais da transposição e o projeto já virou centro de disputa política, típica de ano eleitoral.

As obras dos eixos Norte (em Cabrobó-PE) e Leste (entre Floresta-PE e Petrolândia-PE) estão sendo tocadas normalmente. A TARDE percorreu as duas regiões e os canteiros de obras, e observou mais do que a evolução das construções. Percebeu que, às vésperas do Dia Mundial da Água, nesta segunda-feira, 22, o rio tem em alguns pontos verdadeiros depósitos de lixo e mau uso do mineral. Mais: falta água para famílias que moram a apenas 50 metros do rio.

A promessa do governo é a de que ações de revitalização, acompanhando o projeto de transposição, serão realizadas como solução para tais problemas. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, anunciou que a parte civil do Eixo Leste (com canal projetado para chegar até a Paraíba) estará concluída este ano. E que as obras do Eixo Norte, cujo canal termina no Ceará, estarão prontas somente em 2012.

A estimativa do Ministério da Integração Nacional é a de que os custos totais da transposição cheguem aos R$ 4,5 bilhões. Conforme o tenente Talles Luz, responsável pela logística do destacamento do 3º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército (BEC) em Floresta-PE, até setembro deste ano as águas do São Francisco já estarão abastecendo a barragem de Areias, entre Floresta e Petrolândia.

“Já temos 85% da barragem prontos e a entregaremos no próximo mês de maio”, confirmou. Esta deve ser a primeira etapa a entrar em funcionamento – a unidade do Exército está à frente da construção.

O canal vai avançar 1,5 km no leito do rio, no trecho dentro do lago da Barragem Itaparica. A água percorrerá mais 16 km até chegar à barragem (esta com capacidade de armazenar 25 milhões de metros cúbicos – o equivalente a aproximados um milhão de piscinas olímpicas). O trajeto até o reservatório inclui um aqueduto que passará sobre a BR-316 – a água será bombeada a uma altura de 72 metros.

Talles Luz relatou que outros canais menores serão abertos a partir da barragem, direcionando a água a localidades mais distantes do São Francisco. Um espaço para visitantes que queiram conferir o andamento das obras foi montado no canteiro do Eixo Leste – inclusive com um mirante.

Na sede do Destacamento Floresta do 3º BEC, uma maquete do projeto está exposta ao público. O destacamento fica na Agrovila 6, integrante do Projeto Icó-Mandantes, às margens da BR-316, entre as cidades de Floresta e Petrolândia.



Leia também no VCN: