Rio 2016 afirma que mudanças no projeto só ocorrerão após aprovação do Comitê Olímpico Internacional
do Globoesporte
Comitê organizador evita entrar em polêmica sobre possível deslocamento da Vila Olímpica e de instalações temporárias da Barra para o Centro

O Comitê Rio 2016 evitou entrar em polêmica em relação às sucessivas discussões sobre possíveis mudanças no projeto dos Jogos Olímpicos Rio-2016 nos últimos meses. Questionado pela reportagem sobre as chances levantadas na semana passada de mudar de lugar a Vila Olímpica e algumas instalações temporárias, o comitê organizador disse que nada será alterado sem estudo de viabilidade e sem a aprovação do Comitê Olímpico Internacional.
– Todas as sugestões de mudanças no projeto precisam passar por um estudo de viabilidade por conta do impacto que causam na operação (transporte, acomodações, segurança) e no orçamento dos Jogos. Além disso, precisam ser aprovadas pelas respectivas federações internacionais dos esportes envolvidos e pelo Comitê Olímpico Internacional – disse o Comitê Rio 2016, por e-mail.
Na última sexta-feira, durante o seminário “A Olimpíada e a Cidade: Conexão Rio-Barcelona”, realizado no Rio de Janeiro, cogitou-se a possibilidade de transferir parte do projeto carioca da Barra da Tijuca para o Centro. A polêmica de mudar o dossiê aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional não é de hoje, desde de outubro do ano passado estudam a mudança de local do Centro de Mídia. Mas um fator novo surgiu na apresentação do Instituto dos Arquitetos do Brasil, quando o presidente do órgão, Sérgio Magalhães, sugeriu também o deslocamento da Vila Olímpica e de algumas instalações temporárias, antes programadas para o Riocentro.
Também na última semana, o prefeito Eduardo Paes frisou a intenção de seguir os passos de Barcelona centralizando boa parte das Olimpíadas. Paes afirmou que faria o possível para mudar alguns pontos do projeto original do Rio 2016 para beneficiar a Zona Portuária carioca.













@vitoriadaconquistanoticias
Grupo WhatsApp