WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Em Manaus, James Cameron pede que Lula “reconsidere” projeto da hidrelétrica de Belo Monte

do R7

Diretor da “Avatar” defendeu a sustentabilidade das florestas, confirmou reunião com Marina Silva e revelou que sua visita à Amazônia influirá na produção de “Avatar 2”

Cameron é apresentado a Jecinaldo Saterê, secretário para Assuntos Indígenas do Amazonas

James Cameron, diretor dos filmes Avatar e Titanic, fez neste sábado (27) um apelo para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva abandone os planos de construir a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, que deve se tornar a terceira maior do mundo e a segunda do Brasil, atrás apenas de Itaipu.

O cineasta também disse que vai se encontrar nos próximos dias com Marina Silva, pré-candidata do PV à Presidência da República.

Cameron participou do Fórum Internacional de Sustentabilidade, que reúne empresários, políticos e ativistas ambientais em Manaus. Além de falar sobre Avatar e dar detalhes sobre a sequência do filme, ele também enveredou pelo lado da defesa do ambiente e da política. O evento é promovido pelo Lide, grupo formado por líderes empresarias de companhias nacionais e internacionais, e com o apoio do governo do Amazonas, reúne empresários, políticos e personalidades ligadas à causa ambiental

Durante apresentação no evento, Cameron “implorou” para que Lula desista da usina, que vai ser instalada no rio Xingu. Essa é considerada a maior obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mas é contestada por populações indígenas e ribeirinhas em razão do impacto ambiental que será gerado na região. O projeto da hidrelétrica prevê que 500 km2 de floresta sejam alagados.

Com 11 mil megawatts (MW) de capacidade instalada, o investimento previsto pelo governo para construir a hidrelétrica é de R$ 19 bilhões.

Cameron passeou de balsa pelo Rio Amazonas, antes de seu discurso na Lide

O cineasta disse ter sido alertado sobre o assunto por amigos, mas reconheceu não ser especialista no assunto.

– Essas informações foram me passadas por amigos e organizações como a Amazon Watch [ONG que defende a floresta]. Eu também sou um defensor das energias alternativas, como a solar. E uma usina hidrelétrica sempre gera um impacto muito grande na região.

No campo da política, Cameron disse que nos próximos dias deve se encontrar com a senadora Marina Silva, que tem carreira política ligada à questão ambiental. Ele preferiu não comentar o que acha da pré-candidata, mas disse que “é sempre bom que alguém ligado à defesa do ambiente suba ao poder”.

Avatar 2 mostrará oceano e floresta tropical

A sequência do filme Avatar terá cenas do oceano e da floresta tropical. A informação sobre o filme Avatar 2 foi dada pelo diretor do filme, James Cameron, durante palestra no Fórum Internacional de Sustentabilidade, em Manaus.

Em Manaus, James Cameron participa do show dos bois Garantido e Caprichoso

Cameron, (que se definiu como “um artista preocupado com a mãe-natureza”, mas não um ativista) também reafirmou que o longa não será gravado na Amazônia. “Vocês não querem que eu traga equipe e caminhões de equipamentos para o meio da floresta, não é?!”, diz.

O canadense, que há 30 anos mora nos Estados Unidos, afirmou porém que aceitaria filmar um documentário sobre a floresta, mas não um filme de ficção.

O tema da palestra do diretor no evento em Manaus foi “como e porque sensibilizar a sociedade para a importância e urgência da conservação da Amazônia: a experiência pessoal de um cineasta”. Cameron falou sobre sustentabilidade para um público de 560 executivos e empresários. A noite, o diretor aproveitou para assistir ao show dos bois Garantido e Caprichoso.



Leia também no VCN: