WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

BBB 10: Liminar da Justiça obriga Globo a explicar como se pega Aids

do OFuxico

Decisão foi motivada por declaração do participante Marcelo Dourado. TV Globo acatou a decisão e transmitiu informe nesta segunda (29).

Uma decisão da Justiça Federal de São Paulo anunciada nesta segunda-feira (29) determina que o reality show “Big Brother Brasil 10”, da TV Globo, deve exibir um informe para esclarecer a população de como se contrai o vírus HIV.

Marcelo Dourado “explica” porquê heterossexuais não pegam Aids:

O motivo da decisão foi a declaração de um dos participantes do programa, o gaúcho Marcelo Pereira Dourado, de 37 anos. No dia 2 de fevereiro, em conversa com os colegas de confinamento, o professor de artes marciais afirmou que “hetero não pega AIDS, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem”.

As declarações de Dourado foram exibidas no dia 9 de fevereiro na TV Globo. Nessa mesma data, segundo a decisão judicial, o apresentador do “BBB 10”, Pedro Bial, informou no ar que “as opiniões e batatadas emitidas pelos participantes do programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes deste programa. Para ter acesso a informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV acesse o site do Ministério da Saúde”.

A Central Globo de Comunicação (CGCom) informou às 20h que “foi notificada à tarde e irá acatar o pedido. Os esclarecimentos serão dados durante o programa de hoje à noite”, nesta segunda-feira (29).

A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal em reação às declarações feitas por Dourado. O MP argumenta que, segundo o Ministério da Saúde, o vírus HIV pode ser transmitido por sangue, sêmen, secreção vaginal e pelo leite materno e que, portanto, a declaração de Dourado está errada. A decisão partiu do juiz federal substituto Paulo Cezar Neves Junior, da 3ª Vara Federal Cível de São Paulo.

Em resposta ao Ministério Público, a Rede Globo explicou que “o programa “Big Brother Brasil” é um reality show, gênero caracterizado pela espontaneidade e impresivibilidade nas atitudes dos participantes”. A emissora informa ainda que “qualquer manifestação preconceituosa ou equivocada sobre a forma de contágio da AIDS, feita por Marcelo Dourado ou outro participante, não reflete o posicionamento da TV Globo sobre o tema”.

Reação da comunidade homossexual

A afirmação de que “hetero não pega AIDS” despertou a ira da comunidade homossexual, que rapidamente começou a acusar Dourado de “homofobia” em fóruns de discussão na internet.

A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), chegou a divulgar carta aberta em repúdio ao lutador. Em entrevista ao G1, o presidente da entidade, Toni Reis, afirmou que “não podíamos deixar passar em branco as ofensas que ele fez à nossa comunidade em rede nacional”.

Dourado é um dos finalistas ao prêmio de R$ 1,5 milhão oferecido pelo “BBB 10”, ao lado da dentista paulista Fernanda Helena Cardoso, e do professor carioca de educação física Carlos Eduardo de Nascimento Parga. A decisão de quem sairá vitorioso do reality show será anunciada nesta terça (30).



Leia também no VCN: