WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Alerta de chuva: cidades da Bahia já sofrem com frente fria que vem do Rio

do A Tarde
Chuva deixa desabrigados em Juazeiro

A chuva que caiu na noite desta terça-feira, 6, em Juazeiro (a 500 Km de Salvador), desabrigou seis famílias e provocou alagamentos em vários pontos da cidade. Segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), a cidade registrou, entre a noite de terça e a madrugada desta quarta-feira, 7, a mais forte chuva dos últimos 98 anos.

De acordo com a previsão da Univasf, abril deveria registrar o máximo de 52 milímetros de chuva. Mas só na noite de terça, choveu 77,5 milímetros, mais que o previsto para todo o mês. O temporal foi causado pela conjunção de alta temperatura e o alto índice de umidade relativa do ar.

As famílias desabrigadas moravam em casas de taipa, numa área de difícil acesso, e foram levadas pela Defesa Civil para o prédio da Associação de Moradores da Vila Tiradentes. O coordenador de Defesa Civil, Adalberto de Carvalho, informou que o órgão está atendendo todas as ocorrências registradas. A população foi surpreendida, pois as chuvas previstas para o período deveriam ter acontecido entre os meses de novembro e março.

As chuvas deixaram visíveis os problemas de infraestrutura dos bairros e trouxeram à tona as dificuldades enfrentadas pelos moradores de áreas onde não existe calçamento. No bairro Malhada da Areia, por exemplo, alguns moradores tiveram que deixar as casas com sapatos nas mãos e driblar as poças de lama. Como fez o aposentado José Francisco da Silva, de 87 anos, e a esposa Maria Auxiliadora dos Santos, de 54. Ela conta que os dois moram numa casa de taipa na Rua 3 e toda vez que chove, a água invade a casa.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Ailton Cadeia, a prefeitura está limpando canais e desobstruindo locais que foram afetados pela chuva. “Estamos realizando vistorias nos bairros e identificando os problemas para que sejam contidos”, explica o secretário.

Previsão – A frente fria deve chegar a Salvador na quinta-feira, 8, mas a Defesa Civil acredita que o volume de chuva seja menor do que o registrado no Rio de Janeiro, ficando por volta de 50 milímetros. O subsecretário para assuntos de Defesa Civil, Osny Bonfim, pediu à população para manter vigilância sobre possíveis sinais de deslizamento de terra.



Leia também no VCN: