WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Tragédia em Niterói: Moradores do morro do Céu são retirados de casas após manifestação

do R7

Cerca de cem casas foram esvaziadas na madrugada deste sábado

Vista de área atingida por deslizamento de terra no morro do Bumba, em Niterói

O secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes, disse na madrugada deste sábado (10) que dezenas de casas foram interditadas na comunidade do morro do Céu, que fica nas proximidades do morro do Bumba, em Niterói, na região metropolitana do Rio.

Côrtes explicou que a tentativa é evitar uma nova tragédia, como aconteceu no morro do Bumba na noite de quarta-feira (7), onde na década de 70 existia um lixão (que não havia cuidados para evitar deslizamentos e/ou explosões devido ao gás metano). No morro do Céu funciona um aterro sanitário controlado pela Prefeitura.

– As casas foram interditadas por causa do risco de deslizamentos e por causa da saúde, pois no local há muita concentração de chorume (líquido tóxico que vaza do lixo). Disponibilizamos dois ônibus para remoção dos moradores, mas eles não aceitaram pois disseram que tinham para onde ir.

A Defesa Civil de Niterói também participou da vistoria. O subsecretário major Márcio Romano estima que quase cem casas foram interditadas.

Os moradores concordaram com a ação da Defesa Civil. Na tarde desta sexta, moradores do morro do Bumba e do Céu fizeram um protesto silencioso. Com cartazes, eles cobravam providências urgentes por parte da prefeitura. Muitos reclamaram que o prefeito da cidade, Jorge Roberto Silveira, só esteve no local da tragédia por alguns minutos na quinta-feira (8). Um dos cartazes tinha a seguinte inscrição: “morro do Céu está virando o cemitério do lixo”. Um segundo relatava: “o bumba é retrato do que pode acontecer no morro do Céu”.

Até as 21h18 de sexta-feira, a Prefeitura de Niterói computava a morte de 132 por deslizamentos, sendo 17 no morro do Bumba.



Leia também no VCN: