WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Prefeitura de Salvador decreta situação de emergência por causa da chuva

do G1 | A Tarde

A Prefeitura de Salvador decretou situação de emergência por causa das chuvas, nesta quinta-feira (15). As aulas foram suspensas na rede municipal e estadual. Entre a 0h e as 12h37 desta quinta, a Defesa Civil municipal recebeu 298 solitações de emergência.

O prefeito João Henrique decretou estado de emergência em Salvador nesta quinta-feira, 15, por conta das fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias. “A chuva não estava prevista e não para. Nosso solo e encostas estão completamente encharcados, se continuar chovendo, o número de deslizamentos vai aumentar. A situação começa a ficar complicada, então para que a gente possa atuar com mais força e rapidez um decreto de estado de emergência pode ajudar”, explicou o secretário municipal de Infra-estrutura e transporte, Euvaldo Jorge.

De acordo com ele, a prefeitura vai alugar quartos de hotéis e pousadas para abrigar as famílias desalojadas. A equipe da Codesal também foi reforçada com funcionários da Sucom para atender as ocorrências de chuva. Cerca de 46 pessoas, entre técnicos, engenheiros e arquitetos, trabalham a partir desta quinta na vistoria dos imóveis.

O secretário Euvaldo Jorge informou que, na tarde dessa quarta, choveu 80 mm em Salvador, o que não era esperado pela previsão. A previsão era que chovesse 326 mm em todo mês de abril, mas apenas em Ondina choveu entre quarta e hoje 92 mm e 225 mm no Centro Industrial de Aratu (CIA). Euvaldo pediu que a população não entre em pânico e que ligue para a Codesal (199 – ligação gratuita) caso haja necessidade de avalição na residência, devendo sair do local imediatamente.

Desabrigados são acolhidos em escola e ginásios

Apesar da prefeitura ainda não ter contabilizado a quantidade de famílias desalojadas e desabrigadas na cidade de Santo Amaro (a 75Km de Salvador), muitas pessoas estão abrigadas em escolas municipais e no ginásio do município após as fortes chuvas que caíram na tarde desta quarta-feira, 14. Até o momento, não há registro de vítimas fatais e nem de feridos. Os moradores que sofreram com o temporal mas não perderam suas casas, se dedicam à limpeza dos imóveis invadidos pela lama.

Segundo o prefeito Ricardo Machado, colchões, cobertores e cestas básicas serão distribuídos para as vítimas da chuva. O prefeito decretou ontem estado de emergência no município. Esta não é a primeira vez que o local foi atingido pelas enchetes. A maré alta que coincidiu com a forte chuva, prejudicou ainda mais a cidade.

As áreas mais atingidas foram os bairros Ideal, Trapiche de Baixo, Pitinga, onde três casas caíram; Rocinha, Maricá, Baixa da Égua e Bonfim, localidade em que quatro casas desabaram. A Ponte da Moringa, principal via da cidade, está condenada pela Defesa Civil. A estimativa é de que 200 casas tenham sido invadidas pela água. A maioria dos bairros estão na margem do Rio Subaé.

Aulas da rede estadual são suspensas

A aulas na rede estadual de ensino em Salvador e região metropolitana estão suspensas, nesta quinta-feira, 15, segundo informou a assessoria da Secretaria de Educação do Estado (SEC). No início desta manhã, a assessoria destacou que estava a critério de cada diretor suspender ou não o funcionamento do colégio, mas mudou de orientação em decorrência da intensidade do temporal.

Nas redes municipais de ensino de Salvador e Lauro de Freitas, as aulas também foram suspensas, nesta quinta-feira. A decisão para a capital vale por hoje e, durante o dia, o prefeito João Henrique define se mantém a suspensão também na sexta. A eleição de gestores da rede, que seria realizada nesta quinta, também foi cancelada.

Na capital baiana, a suspensão das aulas nesta quinta afetou 414 escolas espalhadas pela cidade e deixou cerca de 151 mil alunos em casa, segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).



Leia também no VCN: