WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Queiroz Galvão desiste de Belo Monte por causa da tarifa baixa

do Estadão

Divergências sobre o valor ofertado em cima da hora pelo consórcio Norte Energia, vencedor do leilão, teriam causado a insatisfação da construtora

A oferta do consórcio Norte Energia foi decidida em cima da hora, já dentro da área de confinamento imposta pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), contou à Agência Estado o presidente da Chesf, Dilton da Conti. Divergências sobre o valor ofertado, porém, podem provocar uma baixa entre os investidores: insatisfeita com o resultado das negociações, a construtora Queiroz Galvão teria anunciado sua saída.

“Os sócios discutiram e chegaram ao valor em consenso (R$ 77,97 por megawatt-hora) já bem na hora de apresentar a proposta”, disse Conti. Ele frisou que houve consenso entre todos os sócios na definição do valor, mas o presidente do consórcio, José Ailton de Lima, anunciou que a Queiroz Galvão estaria saindo do grupo. “(A empresa) pode não ter ficado satisfeita com nossa proposição”, afirmou. Mais tarde, o presidente da Chesf disse esperar que a companhia reavalie sua posição.

“Dizer que vai sair não significa que de fato vai deixar de assinar o contrato. Ela está na SPE (Sociedade de Propósito Específico) que venceu o leilão e está comprometida com essa assinatura. Durante esse período terá condições de avaliar melhor as condições e ver se mantém ou não a parceria”, afirmou. “Houve discordâncias, mas isso é natural em consórcios.”

Conti afirmou que seria uma grande perda para o consórcio se a Queiroz Galvão confirmar a desistência. Perguntado sobre a possibilidade de Camargo e Odebrecht entrarem na construção da usina, ele apenas disse que o grupo vai buscar as empresas mais competentes e com maior conhecimento do projeto.

Procurada, a Queiroz Galvão não comentou o assunto. O consórcio Norte Energia foi anunciado na última sexta-feira, fruto de um esforço do governo para garantir competição no leilão, que havia perdido dias antes um consórcio formado pelas construtoras Camargo Corrêa e Odebrecht. Também circulou no mercado a informação que a J. Malucelli também teria desistido. Mas, até no início da noite de ontem, o vice-presidente da empresa, Alexandre Malucelli, afirmou que estava muito feliz com o resultado e negou os boatos.

A postura agressiva do grupo Norte Energia surpreendeu os concorrentes. “O valor já era justo e eles ainda deram um desconto superior a 5%”, comentou o diretor de Investimentos da Previ, Fábio Moser. A Previ participou do consórcio Belo Monte Energia, por meio das controladas Vale e Neoenergia. Ele não quis analisar a viabilidade do projeto pela tarifa vencedora. Conti foi categórico na defesa da tarifa. “Temos o compromisso de fazer a empresa ser rentável. Não faríamos a obra se não tivesse retorno.”



Leia também no VCN: