WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Emissão de nota fiscal eletrônica gera insatisfação e problemas na Bahia

do A Tarde
O site da Sefaz não tem comportado a grande demanda

Dificuldades que empresários vêm encontrando para emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) levaram a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) a contratar um novo link de 10Mb para descongestionar o acesso ao portal online. Desde a implantação do programa, prevista para fevereiro, mas que só aconteceu no início deste mês, lentidão e erros técnicos são as principais queixas.

O coordenador de faturamento da empresa gráfica Uranus 2, Ari Oliveira, calcula que já tenha enfrentado problemas com mais de 30 notas. Segundo ele, o procedimento que antes era feito em três minutos hoje leva meia hora. “Além de o sistema estar muito lento, algumas vezes dá erro na emissão. A nota já foi enviada à Sefaz, só que não dá para a gente saber, pois aparece mensagem de erro”.

Segundo ele, quando uma cópia da nota é enviada aos clientes, por e-mail, não é possível visualizar. “A gente está sendo prejudicado e também prejudicando nossos clientes. É uma inconstância de acesso, isso cria muito desgaste e instabilidade”, reforça o diretor da Uranus 2, Pedro Dourado. Ari Oliveira diz que para conseguir acesso ao sistema, tem que iniciar o serviço às 6 horas: “A partir de 9h, já é problema”, conta.

O coordenador de fiscalização da Sefaz, José Lúcio Cardoso, responsável pela NFS-e, alega que o sistema enfrenta um fluxo acima do previsto, o que tem gerado a sobrecarga. “Dos 5 mil habilitados estimados para o programa, já estamos com 9 mil. Houve uma adesão em massa, superior ao previsto. Mas vamos ajustar os sistemas para atender com qualidade”.

Na terça-feira, 20, a equipe técnica de planejamento de sistemas da Sefaz  esteve em reunião para definir a implantação do novo link de 10Mb, que aumentará a velocidade de conexão para atender à demanda. A promessa é de que o serviço passe a funcionar ainda esta semana.



Leia também no VCN: