WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Há 5 dias do fim do prazo, apenas 50% dos contribuintes declararam seu Imposto de Renda

do Tribuna do Brasil

Segundo um especialista, o Imposto de Renda é um dos impostos mais trabalhosos de serem calculados. Por esse motivo as pessoas demoram a fazê-lo.

Os contribuintes do Imposto de Renda (IR) tem até o dia 30 deste mês para realizarem a declaração de renda, cujo ano-base é 2009. Dados divulgados na semana passada pela Secretaria da Receita Federal mostram que mais de 12 milhões de pessoas físicas já efetuaram a entrega. A expectativa do órgão é receber 24 milhões de impostos de renda. O prazo para declarar começou no dia 1° de março de 2010.

Segundo o contador Raimundo Miranda Carneiro, o IR é um dos impostos mais trabalhosos de serem calculados. Por esse motivo, segundo Carneiro, as pessoas demoram a fazê-lo. “Deve ser feito todo um processo de declaração junto à Receita Federal, o que traz inúmeras dúvidas ao contribuinte, devido ao excesso de detalhes. Por isso a maioria das pessoas conta com a ajuda de um contador ou de outro profissional de entenda do assunto”, observa.

Segundo ele, deixar para declarar o IR na última hora é mal de brasileiro. “Todo ano a importância de juntar toda documentação necessária com antecedência é ressaltada pois, em alguns casos, principalmente de pessoas que possuem empresas, o processo para se conseguir a documentação é demorado. É necessário, por exemplo, fechar balanços. Entretanto, os brasileiros não atendem nossos pedidos e, na última semana, fazem filas na porta dos escritórios de contabilidade”, diz Carneiro.

Deixar para declarar renda nos últimos dias do prazo é arriscado, já que o sistema da Receita Federal pode ficar congestionado. “Sempre quando fazemos declarações de pessoas que nos procuraram em cima da hora, temos problemas – ou demora na remessa, ou a rede fica fora do ar. Muitas vezes, as pessoas nem conseguem entregar, o que lhes causa muita dor de cabeça”, adverte o contador.

O contribuinte que entregar a declaração após o prazo fica sujeito ao pagamento de multa. “Existindo imposto devido, a multa é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Caso não exista imposto devido, multa de R$ 165,74”, explica Carneiro.

A multa terá por termo inicial o primeiro dia subsequente ao fixado para a entrega da declaração e por termo final o mês da entrega. “A multa será objeto de lançamento de ofício. No caso de declaração com direito à restituição, ela é deduzida do valor do imposto a ser restituído”, lembra Raimundo. O contribuinte será notificado pela Receita Federal.

João Neto, que trabalha com consultoria e assessoria empresarial, prefere não arriscar e já fez a declaração para o imposto de renda. “Prefiro me adiantar e pedir com antecedência a documentação necessária para apresentar minha declaração do IR para evitar atrasos”, observa.

Para não ter surpresas, o empresário prefere que um profissional faça o imposto de renda. “Não quero deixar de aproveitar os benefícios que tenho e também não tenho a intenção de não cumprir os compromissos com a Receita Federal”, diz ele.

Segundo Neto, algumas vezes, empresários até se preocupam em fazer a declaração antecipadamente, entretanto conseguir organizar todos os documentos necessários pode atrasar a entrega. Foi o que ocorreu com o empresário do ramo de construção, André Ricardo de Carvalho. Até o momento ele não conseguiu fazer a declaração, pois o contador não forneceu alguns dados, tais como o rendimento da firma. “Eu até tentei fazer o procedimento, mas não consegui. Conheço muitas pessoas que deixam para última hora e o sufoco que elas passam.

Não gosto de ter esse tipo de problema”, diz Carvalho, ressaltando a importância também de se procurar um profissional qualificado para ajudá-lo no processo.

É muito comum encontrar pessoas com dúvidas sobre os procedimentos para declaração do IR, cujos formulários e formas de entrega mudam todos os anos. A Receita Federal lembra que o sistema de transmissão das declarações fica fora do ar no período de 1h e 5h da madrugada. Entretanto, o programa de preenchimento pode ser baixado a qualquer hora, inclusive nesse período.



Leia também no VCN: