WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Planalto entra no Calendário Oficial de Feiras e Exposições do estado da Bahia

do Feira Hoje

Mais de R$ 600 mil de negócios realizados, público estimado em 35 mil pessoas, incluindo produtores, comerciantes, visitantes e estudantes e a participação de mais de 600 animais de raça. Esse é o balanço da 1a Exposição Agropecuária de Planalto (ExpoPlanalto), de 22 a 25 de abril, no parque de exposições José Marivaldo Calasans Neto Costa, inaugurado durante o evento. Com o objetivo de promover o desenvolvimento agropecuário na região de Vitória da Conquista, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) apoiou a ExpoPlanalto, especializada em cavalos Mangalarga e Mangalarga Marchador.

“A região está inserida no forte pólo agropecuário com grande potencial agrícola e diversidade de solo. A realização de uma exposição é importante para mostrar o que há de melhor no município para outras regiões”, afirmou o secretario Estadual da Agricultura, Eduardo Salles, durante visita a ExpoPlanalto no sábado (24). “Além disso, é um marco para o município de Planalto entrar no calendário oficial de exposições do estado”, disse Salles.

Exibição de bovinos das raças Guzerá, Holandesa e Gir leiteiro, vendas de animais de curral, máquinas e implementos agrícolas, concurso leiteiro, julgamento de raças, rodeios, copa de marcha cavalo de passeio e shows artísticos fizeram parte da programação. “A ExpoPlanalto está sendo realizada para oferecer conhecimento à população, através da realização de minicursos e palestras. O principal é usar a política como instrumento para trazer recursos ao município e qualidade de vida para população”, disse o prefeito Edílson Duarte (Dico), que também agradeceu a presença do secretário Eduardo Salles na região.

AÇÕES

Para incentivar a melhoria da cultura do café e outras culturas, foi realizada a 1ª Semana da Agricultura Familiar durante a ExpoPlanalto. Minicursos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), abordaram a importância da produção do café de forma ecologicamente correta, subprodutos da mandioca, conservas (aproveitamento de legumes e frutas), fabricação de licor e doces de frutas típicas da região, como maracujá, acerola, laranja, jaca, abacaxi e laranja. Para o agricultor Romildo Trindade, o curso de conservas de frutas vai incrementar a renda familiar, “pois eu planto café e tenho animais, como gado, porco, galinha e aqui aprendi algo diferente”, afirmou. As palestras abordaram temas sobre linhas de financiamentos pelo Banco do Brasil, meio ambiente, mandiocultura, pecuária leiteira e produção agropecuária. “A palestra trouxe conhecimento sobre mandiocultura para colocar em prática nas nossas propriedades”, explicou o tesoureiro e da Associação do Pequeno Produtor de Casteliano, Romeu Lima. Os setenta integrantes utilizam a casa de farinha comunitária, equipada com dois fornos para torrar o produto, vendido em Poções e na região.

Além disso, todos os animais foram inspecionados pela Seagri/Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), quando foram exigidos a Guia de Trânsito Animal (GTA), certificados de sanidade e disponibilizados médicos veterinários e auxiliares de fiscalização durante o evento.



Leia também no VCN: