WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

PT e PSDB voltam a protagonizar guerra jurídica em fase pré-eleitoral

do Estadão

A direção petista entrou ontem com as primeiras representações contra o PSDB alegando que o partido usou ”baixaria” na internet; já os tucanos ensaiam um protesto ao que consideram propaganda antecipada em favor da pré-candidata Dilma Rousseff

O já preconizado embate jurídico entre PSDB e PT na sucessão presidencial teve novos lances, revelando aumento da tensão a 5 meses do pleito. O PT acusa o PSDB de “baixaria” na internet. Os tucanos ensaiam mais um round da batalha contra o que consideram uso escancarado da máquina e propaganda antecipada do presidente Lula para Dilma Rousseff.

Após o PT de São Bernardo do Campo ter acusado o pré-candidato do PSDB, José Serra, de propaganda antecipada ao inaugurar o trecho sul do Rodoanel, agora é o PT nacional que partiu para o ataque, acusando os tucanos de difamar Dilma no site www.gentequemente.org.br, criado pelo PSDB.

Em e-mail a militantes, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, reagiu. “Guerra suja faz quem mente. Tudo o que nós dizemos é registrado, tem autor e conteúdo passível de identificação. Usamos a internet para apresentar propostas e ideias para o Brasil, mas também para denunciar mentiras, bravatas e falsas promessas.” De maio do ano passado até ontem, os apoiadores de Serra (PSDB, DEM e PPS) já ingressaram com 12 representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o Lula, Dilma e a direção do PT.

Lula já foi condenado a pagar duas multas ? uma de R$ 5 mil e outra de R$ 10 mil ? por propaganda antecipada, mas a maioria das representações foi julgada improcedente. Segundo o secretário-geral do PT, José Eduardo Martins Cardozo, o partido evitou ao máximo usar “o jurídico para o debate político”. “Agora, o fato é gravíssimo porque o PSDB assume uma política de baixo nível, rotulada e assinada. Quando se começa a baixar o nível a um ponto em que a honra é atingida, estão ultrapassando a estratégia eleitoral.”

Desafio. Os petistas alegaram que estão abertos a qualquer investigação sobre suspeitas de que blogs em favor de Dilma e que ataquem Serra sejam produzidos e municiados pela equipe que atua na pré-campanha.

Além da guerra na web, o PSDB estuda processar Lula pelo pronunciamento em cadeia de rádio e televisão na quinta-feira, quando exaltou resultados de sua gestão e defendeu a continuidade ? o que para os tucanos é propaganda subliminar pró-Dilma. “O presidente coloca os interesses partidários acima da lei”, criticou a senadora Marisa Serrano, vice-presidente do PSDB.

Para o assessor especial da Presidência, Marco Aurélio Garcia, a oposição aciona a Justiça porque está “assustada e sem discurso”. Segundo ele, a briga vai ser morna até julho: ”Só ficará interessante no 7º. ou 8º. round”.

“Não há eleição que me faça jogar fora o que acumulamos nesse período”, afirmou ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, rebatendo críticas de que estaria usando o governo em favor da campanha da pré-candidata Dilma Rousseff.



Leia também no VCN: