WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Aula inaugural abre cursos de formação de agentes de saúde e técnicos de saúde bucal em Conquista

da Secom | PMVC

Os cursos têm a supervisão da Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis e conta com a administração da equipe do Pólo de Educação em Saúde da Prefeitura Permanente da Secretaria de Saúde

O auditório do Pólo de Educação Permanente em Saúde, da Prefeitura de Vitória da Conquista, esteve lotado na manhã desta segunda-feira, 10, para a Aula Inaugural dos cursos de Formação Técnica para Agentes Comunitários de Saúde/ACS e Técnico em Saúde Bucal/TSB. O evento contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Suzana Ribeiro, da médica auditora da Secretaria de Saúde, Rita de Cássia Ataíde, representando o prefeito Guilherme Menezes, da diretora da 20ª Diretoria Regional de Saúde/ DIRES, Marilene Barbosa e da supervisora da Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis/ETFS, Euzamar Barreto.

O curso de formação para ACS irá beneficiar 494 agentes que atualmente fazem parte da Rede SUS do Município e 12 auxiliares de saúde bucal que irão receber certificação de Auxiliar de Saúde Bucal (06) e de Técnico em Saúde Bucal (06). A ação tem a supervisão da Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis e administração da equipe do Pólo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde.

Para Euzamar Barreto, tamanho desafio não seria possível se não fosse o trabalho coletivo da Secretária de Saúde do Município na organização do curso. “Esse curso é fruto da coletividade e da coragem da secretaria, da Escola Técnica Jorge Novis, do Pólo de Educação Permanente e do Controle Social”.

Jandira Cardoso, 11 anos trabalhando como agente comunitária da Unidade de Saúde do bairro Bruno Bacelar, relembrou a implantação do Programa de Saúde da Família, em Vitória da Conquista, há 11 anos. “Naquela época ninguém acreditava, todos pensávamos que era programa só de um ano”. Para Jandira, o PSF é o programa mais importante do MUnicípio. “Eu tenho orgulho de fazer parte desta equipe”.

Formação em saúde – Para Marilene Barbosa, diretora da 20ª Dires, esse curso faz parte das ações de reconhecimento da importância do agente. “Não tenho dúvida que este curso vai qualificar e fortalecer ainda mais o nosso SUS”.

Avanços e Desafios – De 1997 até 2010 muitas foram às conquistas da população com a implantação e organização da Rede Sus pelo Governo Municipal. O número de agentes vem crescendo ano a ano, passando de 161, em 1998, para 494, atualmente. Só em 2009, esses profissionais realizaram 621.803 visitas domiciliares. “Nós temos muitas vitórias, como a conquista na ultima quinta-feira, em Salvador, de uma Menção Honrosa do Conselho Regional de Odontologia da Bahia pelos serviços prestados em saúde bucal no Município, mas muitos são os desafios, um deles é o fortalecimento da Atenção Básica, que passa pela qualificação de seus profissionais” informou a secretária municipal de Saúde, Suzana Ribeiro.

A auditora da Secretaria de Saúde, Rita Ataíde, destacou a luta da categoria para ter o direito a um curso de formação. “Esse é um momento muito importante para vocês e para a Saúde, não tenho dúvida dos avanços que teremos a partir de agora com o crescimento profissional de cada um aqui presente”.

EFTS – A aula inaugural proferida pela supervisora, Euzamar Barreto, teve como tema a estrutura do curso da Escola de Formação Técnica em Saúde Prof. Jorge Novis, que integra a Secretaria Estadual de Saúde. A EFTS é a única escola pública do estado que atua na educação profissional em saúde, oferecendo cursos de nível médio para a qualificação dos trabalhadores do SUS e capacitações pedagógicas de professores. Além dos cursos em Salvador, a EFTS também oferece turmas descentralizadas nos 417 municípios da Bahia. Seus princípios norteadores são: a educação como ação transformadora, o incentivo à cidadania, a integração ensino/serviço, o compromisso com a melhoria da qualidade da atenção à saúde da população, a descentralização e a garantia do acesso à profissionalização para todos os trabalhadores da saúde.



Leia também no VCN: