WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Lula é recebido por presidente iraniano para tentar acordo nuclear

do G1

Presidente deve propor a troca do combustível nuclear iraniano. Governo do Irã já disse acreditar na possibilidade de aco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido na manhã deste domingo (16) pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido na manhã deste domingo (16) pelo presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. Lula está no Irã para fazer a mediação sobre o programa nuclear iraniano, apresentada pelas grandes potências como “a última chance” antes da nova rodada de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o país.

Lula chegou ao Irã na noite de sábado (15) para uma visita de dois dias e foi recebido no aeroporto de Teerã pelo chefe da diplomacia iraniana, Manuchehr Mottaki. O presidente participou de uma cerimônia ao ser recebido por Ahmadinejad.

Nesta manhã Lula  fará reunião com Ahmadinejad e com o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei.

As possibilidades de êxito na mediação brasileira foram consideradas pequenas por Estados Unidos e Rússia, enquanto o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, renunciou no sábado à viagem a Teerã alegando falta de compromisso por parte do Irã na busca de uma solução. Já o presidente Lula disse na semana passada haver 99% de chances de fechar um acordo com os iranianos.

Mais cedo no sábado, o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, também disse acreditar na possibilidade de as negociações resultarem num acordo para a troca de combustível nuclear.

“Sobre as negociações, acredito que as condições tendem para levar a um acordo sério sobre a troca”, afirmou o porta-voz.

O presidente Lula participou de uma cerimônia ao ser recebido por Ahmadinejad

Nesta sexta-feira (14), Hillary Clinton reafirmou o ceticismo dos Estados Unidos quanto às chances de sucesso no diálogo com o o Irã. Perguntado sobre a declaração de Hillary, durante uma entrevista coletiva em Doha, o presidente brasileiro respondeu sem citar o nome da secretária de Estado americana.

“Eu não sei com base no que as pessoas falam [isso]”, disse Lula. “Não é porque o meu time não ganhou o jogo de ontem que ele não pode ganhar o jogo de amanhã”, afirmou o presidente em entrevista concedida após o encontro com o emir do Catar, Hamad bin Khalifa Al Thani, neste sabádo.

Troca

As grandes potências propuseram ao Irã que enviasse 70% de seu urânio levemente enriquecido para transformá-lo em combustível altamente enriquecido que o país precisa para seu reator de pesquisas.

Invocando um problema de “confiança”, o Irã rejeitou a proposta e disse que prefere uma troca simultânea ou por etapas em pequenas quantidades, feita em seu território, o que foi rejeitado pelas grandes potências.



Leia também no VCN: