WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

hospital samur

pmvc

sonnar

cmvc

vic park vitoria da conquista

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

CBF anunciará o novo técnico da Seleção Brasileira nesta sexta-feira. Mano Menezes segue favorito

do Estadão

Apesar do favoritismo de Mano, Muricy e Luxemburgo ‘correm por fora’ e são zebra. Novo técnico irá preparar a Seleção para o amistoso com os EUA, em 10 de agosto.

Mano Menezes, Vanderlei Luxemburdo e Muricy Ramalho: prós e contras serão analisados pela CBF

Luiz Felipe Scolari tem o perfil que Ricardo Teixeira considera ideal para reformular a seleção brasileira e montar um time forte para a Copa de 2014. A CBF, no entanto, julga que Felipão não deu nenhuma grande demonstração de desejo de voltar a comandar a equipe. Por isso, tirou seu nome da lista. Sem o palmeirense, surgiram dúvidas na cabeça do presidente da entidade. Teixeira passou boa parte da tarde e da noite de ontem em seu gabinete reunido com pessoas próximas, com as quais analisou os três “finalistas” ao cargo: o favorito Mano Menezes, Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo. O convite será feito nesta sexta-feira e o objetivo da CBF é divulgar o eleito até o fim da tarde.

O dirigente passará o início desta manhã estudando todos, revendo a carreira dos três, os bons e os maus momentos de cada um antes de telefonar para o escolhido. Mano seguia como favorito, mas ameaçado pelos treinadores de Fluminense e Atlético-MG. A expectativa da cúpula corintiana, porém, é de que vá manter essa vantagem até o fim da corrida e será o técnico do Brasil. Por isso, já fez até contato com Adilson Batista, ex-Cruzeiro, atualmente desempregado.

Fato é que o futebol brasileiro, com exceção de Felipão, não tem, no momento, um treinador inquestionável, com grande apoio popular e que venha ganhando variados títulos. Luxemburgo já viveu fases espetaculares, mas anda em baixa. Muricy teve três ótimas temporadas pelo São Paulo, mas, desde 2009, não tem brilhado tanto. E Mano, embora faça bom trabalho no Corinthians, ainda não tem conquistas como Brasileiro ou Libertadores – recentemente viu seu time ser eliminado precocemente da competição continental.

A avaliação da CBF. Mano, o mais jovem (48 anos), está na frente porque, além de ser considerado maduro e relativamente experiente pela CBF, é de fácil convívio, lida bem com a imprensa e mostrou capacidade no Grêmio e, principalmente, no Corinthians. Perde para os concorrentes no quesito títulos.

Vanderlei Luxemburgo, o mais velho (58 anos), tem currículo inquestionável e não se abala com pressão – já foi testado várias vezes. Mas “caiu de produção” recentemente, não foi bem em sua passagem pela seleção, de 1998 a 2000, e tem “personalidade forte”. Às vezes, fica incomodado com reportagens na imprensa e não aceita críticas. Muricy Ramalho, de 55 anos, tornou-se técnico top depois do tricampeonato brasileiro com o São Paulo. Também tem grande vivência no futebol e passou por situações difíceis sem mostrar abatimento. Não costuma, porém, ser simpático com a mídia.

Renovação do elenco. Em comum, na visão de Ricardo Teixeira, todos trabalham bem com jogadores jovens, algo fundamental no início do ciclo até o Mundial de 2014, no Brasil. Depois da derrota na África do Sul, o presidente da CBF declarou, em entrevista ao canal SporTV, que a prioridade a partir de agora será a renovação do grupo. Na Copa, o time eliminado nas quartas de final pela Holanda tinha a média de idade mais alta entre os 32 participantes.

O novo técnico convocará na segunda-feira os atletas para o amistoso contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto, em New Jersey. Terá, assim, apenas o fim de semana para elaborar a lista que só contará com nomes que atuam no Brasil.



Leia também no VCN: