WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

publique seus editais e documentos em nosso site

Continua após a publicidade..
VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

vida massa

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Banco Central tira R$ 61 bi do mercado para controlar oferta de crédito

Terra

O Banco Central (BC) e o Conselho Monetário Nacional anunciaram nesta sexta-feira a elevação dos depósitos compulsórios à vista e a prazo, entre outras medidas para controlar o oferecimento de crédito no País. Segundo comunicado divulgado nesta manhã, as mudanças no recolhimento dos compulsórios vão provocar um impacto de R$ 61 bilhões. Os compulsórios são parcelas de recursos que os bancos são obrigados a recolher ao BC.

De acordo com o presidente da autoridade monetária, Henrique Meirelles, as medidas são prudenciais mas têm impactos macroeconômicos no nível de atividade e na inflação. Ele afirmou que a rápida expansão do crédito numa economia pode levar a excessos pelos agentes econômicos e criar “bolhas”. Meirelles disse ainda que há uma equivalência entre medidas prudenciais e ações convencionais de política monetária.

“O limite máximo de dedução das compras de carteiras de crédito e depósitos interfinanceiros será reduzido de 45% para 36% da exigibilidade de recolhimento do compulsório sobre depósitos a prazo”, acrescentou o BC em nota. As Letras Financeiras do Tesouro Nacional (LFT) passam a ser isentas do recolhimento de compulsórios, segundo a autoridade monetária.

Leia também no VCN: