WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

sonnar

cmvc

hospital samur

vic park vitoria da conquista

diamantina toyota

secom bahia

secom bahia

pel construtora

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Emergências: socorrer a vítima ou esperar pelo SAMU 192?

Wolmar Carregozi* | Acessemed

Depois que foi criado o SAMU192 as pessoas não querem mais prestar socorro. Ficam com medo de transportar a vítima e, por falta de informação, muitas vidas são perdidas

SAMU 192 socorrendo vítima em via pública

Em casos de acidente produzindo lesões às vítimas, é recomendável não mexer nas mesmas, pois, se houver algum osso quebrado e pontiagudo, como costelas ou osso da coxa (fêmur), por exemplo, pode-se piorar a situação ao mover o acidentado sem a técnica correta, produzindo, assim, lesões ainda mais graves, como perfuração de pulmão ou rompimento de vasos sanguíneos importantes.

Neste caso, é importante que se aguarde a chegada da viatura do SAMU 192. Enquanto isso, pode-se ajudar jogando água fria no asfalto quente; cobrindo com lençóis ou cobertores se estiver frio, afastando os curiosos, controlando o tráfego no local, pressionando vasos que estiverem sangrando, acionando a Polícia Militar e o SAMU 192.

Existem, porém, situações em que a necessidade do transporte imediato é tamanha que não dará tempo de chegar o socorro móvel. Por exemplo, se uma pessoa estiver engasgada, perdendo a capacidade de respirar, estando com um carro à disposição e a garantia de que o trânsito estará livre, deve-se transportar a pessoa a um pronto-socorro, pois, haverá maior probabilidade de esta vítima ser salva. O mesmo se aplica a casos de picada de cobra ou escorpião; dor forte no peito (pode ser infarto).

É de grande importância que as pessoas procurem informações sobre os serviços de referência de suas cidades. Em Vitória da Conquista-BA, os hospitais estão referenciados da seguinte maneira:

Casos de ortopedia: para fraturas fechadas – Hospital Unimec; fraturas expostas deve-se procurar o Hospital São Vicente ou Hospital de Base.

Casos de neurologia: Traumatismos de crânio e coluna vertebral (TCE – Traumatismo Cranioencefálico e TRM – Traumatismo raquimedular) – neurotrauma – exclusivamente no Hospital de Base ( este hospital é equipado com tomografia computadorizada, especialistas, UTI e toda estrutura necessária para casos deste tipo). Outros casos de neurologia que não sejam por trauma, são classificados como clínicos – neuroclínico: levar o paciente para o Hospital São Vicente.

Casos de urologia: retenção urinária, traumatismos e doenças do aparelho urinário: Hospital São Vicente, Hospital Unimec e Hospital de Base.

Casos de cirurgia: Ferimentos por arma de fogo ou arma branca e acidentes de um modo geral: Hospital São Vicente e Hospital de Base.

Casos de clínica médica: encaminhar o paciente ao Hospital São Vicente, Hospital Unimec ou Hospital de Base.

Queimaduras devem ser encaminhadas ao Hospital de Base.

Casos de cardiologia devem ser encaminhados ao Hospital de Base. Hospital São Vicente e Hospital Unimec não têm cardiologista.

Casos de pediatria: devem ser encaminhados ao Hospital de Base, Hospital São Vicente, Cupe, Hospec e Hospital Esaú Matos.

UTI pediátrica – Hospital de Base

UTI neonatal – Hospital Esaú Matos

Casos de obstetrícia: devem ser encaminhados ao Hospital Esaú Matos, Hospital São Vicente, Hospital de Base e Hospital Unimec.

Casos de psiquiatria: Hospital Afrânio Peixoto, que atende todos os dias pela manhã, a partir das 6 horas para solicitação de fichas de atendimento. A consulta é feita no mesmo dia.

SAMU 192 só não presta um serviço melhor ainda devido à falta de informação da população que fica acionando o serviço para casos sem gravidade como é o caso de uma pessoa gripada, que está acamada; uma pessoa que torceu o pé; um idoso que está a muitos dias sem se alimentar adequadamente. Casos como estes podem contar com a colaboração de um amigo que tenha carro, ou um táxi para ser transportado ao hospital de referência. Pessoas com baixo poder aquisitivo podem usar o serviço de Assistência Social do SAMU 192, que atende no telefone 3424-5684 e solicitar uma ambulância para realizar o transporte até o hospital.

*Wolmar Carregozi é ginecologista, obstetra, clínico geral, socorrista e médico do trabalho. Atua no Hospital São Vicente, Construtora Queiroz Galvão e cidades da região sudoeste da Bahia.



Leia também no VCN: