WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

diamantina toyota

hospital samur

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Ônibus cai de viaduto e é atingido por trem no ABC paulista. Vídeo de testemunha mostra impacto

G1

Trens circulam com velocidade reduzida no local do acidente. Catorze pessoas ficaram feridas; uma em estado grave.

Um ônibus da EMTU caiu de um viaduto em cima dos trilhos da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na manhã desta quinta-feira (9), no limite entre os municípios de São Caetano do Sul e Santo André, no ABC.

O veículo foi atingido por um trem. Segundo a CPTM, o acidente aconteceu entre as estações Utinga e São Caetano. Às 12h, a Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul informou que o acidente deixou 15 feridos, sendo um em estado grave. Anteriormente, o Comando da Polícia Militar havia informado que eram 14 o total de vítimas. Três helicópteros foram enviados para o local. Testemunhas disseram a policiais militares que o ônibus foi atingido por um trólebus antes de cair do viaduto. Pelo menos oito equipes dos bombeiros realizavam o resgate dos passageiros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado.

O ônibus  rompeu a mureta de proteção da Rua Felipe Camarão, caiu sobre a linha férrea e foi atingido pelo trem. A circulação na Linha 10-Turquesa chegou a ser interrompida. A CPTM informou que o trem foi removido dos trilhos às 11h30 desta quinta-feira. Segundo a companhia, a circulação de trens na Linha 10-Turquesa entre as estações Utinga e São Caetano já havia sido restabelecida desde as 10h20.


Segundo o capitão Eduardo Drigo, do Corpo de Bombeiros, a vítima em estado grave teve traumatismo craniano e foi levada para o Hospital Mário Covas, em Santo André. Os demais feridos foram levados para o Hospital Municipal de Emergência Albert Sabin. Ainda de acordo com o capitão, no ônibus estavam 22 passageiros. O maquinista do trem nada sofreu.

Por volta das 11h20, a perícia havia terminado o trabalho no local do acidente e era iniciada a remoção da composição férrea, segundo o coronel Roberval Ferreira Franca, comandante da Polícia Militar no Grande ABC. Posteriormente, será retirado o ônibus para liberar a via.

Ônibus caiu de viaduto em linha da CPTM, no ABC

Trólebus atingiu ônibus, dizem testemunhas

Segundo o coronel Ferreira França, testemunhas disseram aos policiais militares que atenderam a ocorrência que um trólebus bateu no ônibus, que se chocou com a mureta e caiu de uma altura de cerca de cinco metros. “Na queda, o ônibus caiu sobre a linha. O trem que vinha na linha diminuiu a velocidade, mas ainda bateu de frente com o ônibus, na cabine, onde estava a motorista”.

Ferreira França ainda afirmou que o motorista do trólebus e o veículo continuavam sobre o viaduto esperando a chegada da Polícia Civil, por volta das 11h.  “Peritos vão ao locar apurar as causas do acidente. O motorista do trólebus vai ser encaminhado para a polícia”.

“Uma [das vítimas] está em estado grave. É uma mulher, a motorista do ônibus. Os demais feridos tiveram ferimentos leves e foram levados para o Hospital Geral de São Caetano”, disse o comandante da PM do Grande ABC por telefone

Passageiro sentiu baque

De acordo com Roberto Barroso, que seguia pelos trilhos da CPTM, quem estava na composição sentiu um baque repentino. “Olhamos pela janela e vimos um ônibus tombado.” Barroso, que estava no primeiro vagão disse que ninguém no trem ficou ferido. Assim como os demais passageiros, abriu as portas do trem, “para ajudar os feridos”. “Tinham muitas vítimas sobre os trilhos, ensanguentadas, no meio do barro, gritando de dor”, afirmou. “Uma situação bem feia, bem triste.” Barroso correu para ajudar uma passageira do coletivo que estava muito nervosa. “Ajudei a acalmar a vítima, que estava com muita dor.”

O porteiro Francisco Carvalho, de 63 anos, também estava no trem. Ele contou que a composição não estava muito veloz e parou de repente. Quando os passageiros desceram, viram que havia um ônibus na frente do trem.

CPTM

Em nota, a CPTM informou que o acidente aconteceu às 9h30 e que nenhum passageiro do trem ficou ferido. “Um ônibus metropolitano caiu de um viaduto e invadiu a Linha 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra) entre as estações Utinga e São Caetano, interrompendo a circulação de trens no local. Não há feridos entre as pessoas embarcadas no trem. A CPTM e Corpo de Bombeiros estão providenciando o atendimento as vitimas do ônibus e após fará a remoção do trem”, diz o texto.

Quinze pessoas ficaram feridas em acidente envolvendo ônibus e trem no ABC

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou que o veículo que se acidentou pertence à empresa Interbus e operava a linha 101 São Caetano do Sul (Vila Prosperidade)/ São Paulo (Vila das Olarias). “Como gerenciadora do sistema de transporte metropolitano por ônibus, a EMTU/SP está apurando as responsabilidades junto à empresa permissionária e acompanhará com rigor a assistência às vítimas. O veículo foi inspecionado em fevereiro e estava em perfeitas condições de operação”, diz a nota.

Internauta filmou o impacto

Um internauta registrou em vídeo o momento em que um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) atingiu um ônibus da  EMTU que havia caído de um viaduto sobre a linha férrea na manhã desta quinta-feira (9) no limite entre o os municípios de São Caetano do Sul e Santo André, no ABC. O estudante Klauss Wagner Dardin, de 19 anos, mora próximo ao local do acidente e estava dormindo quando o ônibus caiu.

“Acordei com o barulho do ônibus caindo nos trilhos. Foi um barulho muito forte, bem maior do que o dos trens quando passam normalmente. Já tinha um monte de gente em cima do viaduto fazendo sinal para o trem parar. Quando vi que ele estava perto, comecei a filmar”, contou o estudante.

Segundo a CPTM, o acidente aconteceu entre as estações Utinga e São Caetano. O Comando da Polícia Militar informou às 10h45 que 14 pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave. As vítimas foram levadas para o Hospital Municipal Albert Sabin. Três helicópteros foram enviados para o local.

Leia também no VCN: