WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

camara vc cmvc

auad medical

natanael a honra do cla

Moradores de Ibicoara sofrem com falta de abastecimento de água

Rede Bahia | G1

Prefeitura afirma que obra para resolver o problema está paralisada. “Uso banheiro na rua para não ficar mau cheiro em casa”, relata morador.

Os moradores da cidade de Ibicoara, localizada na região da Chapada Diamantina, reclamam da falta de abastecimento de água em suas casas. A cidade possui mais de 17 mil habitantes, é destaque na cafeicultura e é abastecida pela água do rio dos Macacos. Mas com a escassez da chuva nessa época do ano, o nível do rio está muito baixo. No local onde é retirada a água, a população tem encontrado muita sujeira e lama.

A lavradora Aides Novaes conta que a casa em que mora está sem abastecimento há cinco dias. Diante do problema, ela economiza água em tarefas cotidianas, como lavar roupa. “Água para beber a gente compra, mas eu não compro não, porque o dinheiro que a gente ganha não dá para tudo”, diz.

Na casa do tratorista Milton Araújo, a água armazenada é tudo o que ele tem para o dia. Quando acaba, costuma a percorrer três quilômetros para chegar até a barragem do povoado de Januária, de onde leva água em um carrinho de mão para abastecer a casa. “Hoje mesmo não tem água para tomar banho, tem que buscar no rio, porque na barragem não tem água. A vida é essa aí”, relata.


A mesma rotina é vivida pelo mecânico Dorielson de Almeida. Quase todos os dias ele busca água na barragem de Januária. “Para fazer o café de minha filha, tive que pegar um pouquinho de água na casa do vizinho. Ontem usei o banheiro na rua, para não usar dentro de casa e ficar com mau cheiro. Fica difícil morar em uma cidade como essa”, afirma. Os moradores dizem que não entendem por que, com tanta água de rio no local, a cidade ainda sofre sem abastecimento nas torneiras. Além disso, eles comentam que quando a água chega, não é de boa qualidade.

Obra interrompida

É do rio Preto que deve vir a água que irá resolver o problema dos moradores de Ibicoara. Mas, por enquanto, a obra está paralisada. Segundo a prefeita da cidade, há um impasse entre os proprietários do terreno por onde passa o rio e a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).

“Diante do decreto que o governador pediu desapropriando a área, eles acharam o valor que a Embasa pagou para eles abaixo do que realmente valeria a propriedade. Então, recorreram e essa obra ficou parada. Mas o juiz já expediu uma liminar favorecendo a Embasa para que ela continuasse a obra”, diz a prefeita. O prazo de reinício da obra não foi informado.

A Embasa relatou que caminhões-tanque estão levando água para a estação de distribuição de Ibicoara e que dois geradores de energia operam provisoriamente as bombas do sistema de abastecimento até que a situação seja resolvida.

Leia também no VCN: