WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

hospital samur

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Dados indicam que lançamento do iOS 5 deixou toda internet lenta no hemisfério norte, nesta quinta-feira

Info Online | MacMagazine

O nível de tráfego de dados nas redes de banda larga no Reino Unido foi tão grande que ameaçou colocar a internet em ‘colapso’.

Boa parte dos problemas relatados por usuários desde ontem [1, 2] tem a ver com a sobrecarga excessiva nos servidores da Apple, o que obviamente fez muitos se questionarem “Como?” ou “Por que?”, diante do gigantesco novo data center dela que entrou em operação há alguns meses.

Pra começo de história, não dá para se dimensionar uma infraestrutura com base em picos momentâneos — foi o caso desse lançamento da Apple, é o nosso próprio caso em dias de keynotes dela. Ainda assim, parece que a coisa por lá bombou mais do que esperavam.

De acordo com dados obtidos pelo TNW, só o tráfego no LONAP (London Neutral Internet Exchange Point, uma central da internet em Londres destinada à troca de conteúdos entre provedores de conteúdo) teve o seu pico normal disparado de 18Gb/s para cerca de 28Gb/s, um aumento de mais de 50%.

O nível de tráfego de dados nas redes de banda larga no Reino Unido foi tão grande que ameaçou “quebrar a internet”, algo muito superior ao que se vê inclusive durante Copas do Mundo. Eis o que disse Andy Davidson, diretor do LONAP: O tráfego de ontem à noite foi o dobro do que vemos numa noite típica de quarta-feira. Houve tanto tráfego quanto veríamos durante um grande evento esportivo […]. Tais volumes nunca foram antes vistos para um upgrade de software.

Evidentemente o iOS 5 foi o ponto central de tudo e o que era mais aguardado, mas num só dia tivemos, além dele, o OS X Lion 10.7.2 e updates relacionados, uma também grande atualização para Apple TVs, além de novas versões de praticamente *todos* os softwares desenvolvidos pela Apple. E tudo isso realmente teve que ser liberado junto, devido a um fator central de união: o iCloud.

Novo datacenter da Apple ‘caiu’ várias vezes

Vários usuários tiveram, ontem, dificuldades para baixar o novo sistema operacional iOS 5, para iPhone e iPad, e outras atualizações liberadas pela Apple. Nesta manhã, o problema parece já estar resolvido.

O problema tem os sintomas de um congestionamento comum, causado por mau planejamento. Além esperada versão 5 do sistema operacional iOS, a Apple soltou a versão 10.7.2 do Mac OS X e atualizações para os aplicativos iMovie, Remote e Buscar iPhone – tudo no mesmo dia. O resultado é que os servidores não aguentaram o tráfego e apresentaram falhas temporárias.

Mensagens no Twitter e nos fóruns da própria Apple também relatam situações em que o download do iOS 5 é concluído, mas há falha na instalação (o código de erro 3200 é exibido) – uma etapa que também exige conexão com os servidores. Nessas situações, é preciso reiniciar o iPhone ou iPad para concluir a instalação.

A reportagem tentou a atualização em dois iPads na tarde de quarta-feira. No primeiro, houve falha e só foi possível completar o processo à noite, em nova tentativa. No segundo iPad, o upgrade foi concluído sem problemas, observando-se apenas alguma lentidão no download.

iCloud

A atualização para o iOS 5 é importante porque ela dá acesso ao serviço de computação em nuvem iCloud, que também estreou ontem para o público. O iCloud permite armazenar documentos, fotos, aplicativos e dados pessoais nos servidores da Apple. Isso facilita a sincronização desse conteúdo entre diferentes dispositivos.

Outras novidades são a banda de revistas virtual da Apple e os novos aplicativos Mensagens e Lembretes. O primeiro, como o nome sugere, permite a troca de mensagens de texto com outros usuários de iOS. Já o lembretes permite criar lista de tarefas, de compras e outras. O novo sistema é compatível com iPhone 4 e 3GS, iPod touch de terceira e quarta gerações e iPad (1 e 2).

Como atualizar

Para atualizar o sistema operacional, basta abrir o iTunes no computador e conectar o iPhone ou iPad por meio do cabo USB. Depois, seleciona-se, na coluna esquerda, a página que mostra informações sobre o dispositivo. Nela, basta clicar no botão Buscar Atualização para iniciar o processo. O upgrade do iOS exige a versão mais recente do iTunes (10.5) também distribuída nesta semana.

Leia também no VCN: