O Dia
Polícia contabilizou 800 pessoas, a maioria adolescentes, no evento. Enteado menor teria realizado a festa sem o conhecimento do jogador.
Uma ação conjunta entre policiais da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes) e da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, deu fim a uma festa para menores de idade com venda e consumo de bebida alcoólica liberados, promovida pelo enteado de 15 anos do ex-jogador do Flamengo, de 15 anos, e outros três adolescentes, na mansão do craque, em Vargem Pequena, Zona Oeste, na madrugada deste sábado. O adolescente deixou o local com a chegada da polícia. O evento não tinha alvará. O imóvel foi interditado.
Segundo a titular da 42ª DP, delegada Adriana Belém, a polícia e a Vara de Infância vinham recebendo denúncias de moradores do condomínio residencial Vargem Alegre, onde fica a mansão, e de responsáveis pela Casa de Repouso Harmonya Senior, destinada a idosos de idosos, vizinha ao imóvel. Além do barulho, havia a informação de que menores de idade consumiam bebidas alcoólicas nas festas ali realizadas.
Após monitorar a página da festa intitulada Royal Ibiza na internet, policiais foram infiltrados no início do evento, na noite de sexta-feira. Por volta de meia-noite, quando cerca de 800 menores , com idades entre 12 e 17 anos estavam no local, muitos consumindo energéticos e bebidas alcoólicas, o evento foi interrompido. Muitos conseguiram deixar o local. No gramado onde a maioria dos jovens estava concentrado havia espalhadas garrafas de energético, latas de cerveja e até uma garrafa de run. A polícia não constatou consumo, porte ou venda de drogas no local. Uma equipe da Core e do Batalhaõ de Choque da PM deram apoio a ação.
“Estavam sendo vendidas bebidas de forma indiscriminda. Podemos flagrar vários menores consumindo álcool. É um absurdo. O evento não tem alvará e além disso ocorre ao lado de uma casa de repouso de idosos”, disse Adriana Belém. Na festa estava um menino de oito anos na companhia da irmã de 12. Eles não estavam alcoolizados, segundo a delegada. A polícia não constatou consumo, porte ou venda de drogas no local.
Ainda segundo a delegada, Vágner e Martha Love, além dos pais dos outros três menores que aparecem no convite da festa como promotores do evento, podem ser indiciados criminalmente por desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente. A polícia informou que com base em informações de jovens que estavam na festa, que Martha também promove eventos no imóvel, que está em litígio devido a separação do casal. Vágner reside atualmente na Rússia, onde atua pelo CSKA.
“É inconcebível entregar um sítio a um menor e outros três adolescentes para realizar esse tipo de festa: que incomoda os vizinho, não tem alvará e que serve bebidas a menores de idade”, indignou-se a delegada. Ele informou que abriu inquérito e vai convocar o jogador e a ex-mulher para prestar esclarecimentos sobre a cessão da casa ao rapaz para a festa.
Os dois menores organizadores, de 16 e 17 anos, que foram autuados por ato infracional por fornecer bebidas alcoólicas a menores de idade. os dois adultos que trabalhavam no bar foram presos pelo mesmo motivo. As outras pessoas que trabalhavam no evento como os DJs foram ouvidos. A polícia interditou a casa para a realização de festas.
No flyer da festa na internet, os promotores da festa prometiam bebidas liberadas a noite toda, como tequila, vodka e até drinks afrodisíacos, segurança e três DJs para comandar o som. Os ingresos variavam entre R$ 10 e 40. Segundo um adolescente de 16 anos, morador de São Conrado, na Zona Sul, a maioria dos frequentadores eram dos bairros da Taquara, em Jacarepaguá, e do Recreio dos Bandeirantes. Cerca de 1.500 pessoas eram esperadas na festa.
Os menores só foram liberados do local do evento na presença dos pais. No entanto, pouco mais de 100 foram levados para a 42ª DP em um ônibus da Polícia Civil e aguardam a chegada dos responsáveis. Segundo a delegada, vários moradores do condomínio ligaram no início da manhã para a delegacia agradecendo pela intervenção da polícia e se comprometendo a prestar depoimento sobre as festas.