WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pel construtora

hospital samur

pmvc

sonnar

vic park vitoria da conquista

cmvc

diamantina toyota

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

vca construtora

VCA rede axegu

natanael a honra do cla

Quase 20 modelos de carros ‘clássicos’ serão descotinuados até 2015

Estadão

Volkswagen encerrará produção do Gol, após mais de 30 anos de produção, em 2014. Na Fiat, tecnologicamente o Palio já foi descotinuado, apenas o nome foi preservado em novo modelo.

"Up!", compacto da Volkswagen, apontado como sucessor do Gol, chega em 2012

A “era jurássica” na indústria automotiva brasileira está prestes a chegar ao fim. Até 2014, a maioria das quase duas dezenas de “dinossauros” – ou veteranos de sucesso, em uma leitura otimista – deixará de ser oferecida nos show rooms das concessionárias. Na lista, há desde a sessentona Kombi até os que completarão dez anos em dezembro, como o Chevrolet Corsa.

A renovação já começou. No mês passado, após quase 15 anos de “batalha”, o Chevrolet Astra se aposentou. No lugar do três-volumes entrou o Cobalt, cujo projeto foi desenvolvido na Coreia do Sul. A vaga do hatch será ocupada em 2012 pelo também sul-coreano Sonic. Da Fiat, após muitas reestilizações o velho Palio saiu de cena. Pela primeira vez em 15 anos o modelo mudou de geração – o nome consagrado foi mantido.

Um dos motivos para essa renovação é a legislação. Em 2014, todos os carros vendidos no País deverão ter air bags e freios ABS e passar por testes de colisão mais rigorosos. Há também o progresso econômico. Nosso mercado de veículos, que oscila entre a quarta e a sexta posição no ranking mundial, está se ampliando e tem grande potencial de crescimento.

Há marcas chegando aos montes, muitas vendendo importados modernos com preços competitivos. Algumas de alto luxo, como a BMW, devem instalar fábrica aqui, o que aumentará a oferta de modelos repletos de alta tecnologia.

Esse cenário obriga as fabricantes a se mexer. Principalmente as mais antigas, caso de Chevrolet, Fiat, Ford e Volks. Anteriores às francesas, japonesas e sul-coreanas, entre outras, as veteranas têm mais “velhinhos” em suas linhas de produtos. Há ainda um fator externo importante. Para reduzir custos e aumentar participação em países com mercado em crescimento, todas as montadoras colocam em prática estratégias que incluem o desenvolvimento de veículos globais.

Assim, carros com o o VW Golf, que está na quarta geração no Brasil e na sexta na Europa, e Ford Ka, que é uma reestilização do hatch lançado aqui em 1999 bem diferente do europeu, deixarão de existir em breve. Eles ficarão em dia com seus equivalentes estrangeiros. E por falar em VW, o Gol “velho” (G4), criado nos anos 80, vai, enfim, descansar. Para o seu lugar virá o moderninho Up!. A Ford, que tem Ka, Ranger e Fiesta em sua lista de dinossauros, promete renovar toda sua linha até 2015.



Leia também no VCN: