WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Pacto pela mandiocultura é firmado em Vitória da Conquista

Tribuna da Bahia

Além de visar também recolocar a Bahia na liderança do ranking da produção de mandioca, as ações que estão sendo desenvolvidas são estruturantes para a convivência com a seca.

A Secretaria da Agricultura, a Embrapa, o Instituto Biofábrica do Cacau, Fundação José Carvalho e as cooperativas Coopasub, Coopamido, e Coopatam firmaram um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento da cadeia da mandioca, inovando em métodos de assistência técnica e rural, e na produção de manivas-sementes de alta qualidade genética e sanitária.

A assinatura desse pacto pela mandiocultura aconteceu na última quinta-feira (14) durante reunião da Câmara Setorial da Mandioca e Derivados, em Vitória da Conquista, na sede da Coopasub. O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, explicou que “esta é a primeira etapa do Programa Estadual da Mandiocultura, que visa estruturar a cadeia”, acrescentando que as ações estão sendo iniciadas a partir das cooperativas Coopasub e Coopamido, em Conquista e em Laje.

Além de visar também recolocar a Bahia na liderança do ranking da produção de mandioca, as ações que estão sendo desenvolvidas são estruturantes para a convivência com a seca. A mandioca é uma cultura presente em todos os municípios baianos. O superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), Wilson Dias, e o presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Elionaldo Telles, também participaram do evento.

Com 3,4 milhões de toneladas ano, e ocupando a terceira posição em produção, atrás apenas do Pará e Paraná, o Estado dá passos largos no fortalecimento de uma das culturas mais resistentes e tolerantes à seca. O pacto representa uma nova era para a mandiocultura na Bahia, atingindo 215 municípios de 11 Territórios de Identidade, com a implantação da Rede de Multiplicação e Transferência de Materiais Propagativos com Qualidade Genética e Fitossanitária (Reniva).

Para o secretário e também presidente da Câmara Setorial da Mandioca, o Projeto Reniva concebe “uma das etapas do planejamento estadual para a Cadeia da Mandiocultura, na medida em que responde às solicitações da Câmara Setorial da Mandioca”.

Leia também no VCN: