WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

publique seus editais e documentos em nosso site

Continua após a publicidade..
VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

vida massa

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Candidata confirmada em Salvador, Alice Portugal busca vice para compor chapa do PCdoB

Correio

Confirmando rumores que vinham desde 2011, a deputada federal deu seu primeiro passo oficial para disputar a prefeitura de Salvador. Evento também serviu para o partido mandar um “recado” ao PT.

Anunciando desde o ano passado o desejo de ter um candidato próprio à prefeitura de Salvador, o PCdoB da deputada federal Alice Portugal deu o primeiro passo para disputar a prefeitura de Salvador. Durante a convenção do partido –  neste domingo (17) pela manhã no Centro de Convenções da Bahia – o nome da  parlamentar comunista foi homologado para concorrer ao cargo, mas ainda existem dúvidas em torno da composição da chapa majoritária.

“Nossa intenção é levar a candidatura até o fim”, afirmou Alice, afirmando ainda não ter um vice para compor a chapa e que não conseguiu reunir apoio para sua candidatura. No meio do processo, está a formação de um blocão junto com o PDT, PSL e PTB, que ainda não definiram apoio ao PT e nem apresentaram formalmente um candidato próprio à prefeitura.

“Estaria mais confiante se hoje (ontem) anunciasse as coligações. Nossa expectativa é que das conversar com esse grupo saia o vice”, admite, ao citar ainda a vontade de buscar o apoio da senadora Lídice da Mata (PSB), que também não se manifestou quanto à disputa em Salvador. No entanto, o PCdoB diz que não descarta a possibilidade de abrir mão do cargo ao formar o blocão.

Posição

“O nome da deputada foi definido na convenção e achamos que é uma pessoa de forte expressão política. Mas não fechamos as portas. O importante é conversar com os aliados e as articulações podem inclinar para outro nome”, avisa o presidente municipal do partido, Geraldo Galindo.

A deputada se reunirá quarta-feira para conversará com o dirigente nacional do PDT, Carlos Lupi, a fim  de saber quais serão as diretrizes do partido e se os pedetistas apoiarão sua candidatura. No PDT, o nome do deputado federal Félix Mendonça Junior é cotado para concorrer ao cargo, junto com o do também deputado Marcos Medrado.

O PTB também não definiu se terá candidato. Se optar por sair com uma chapa majoritária, o vice-prefeito Edvaldo Brito é o principal concorrente. Já o PSL não tem nome para concorrer ao cargo numa majoritária, mas negocia a possibilidade de emplacar o deputado estadual Deraldo Damasceno como vice do blocão.

Alice defende que a eleição é municipalizada e não precisa seguir o alinhamento nacional. “Estamos com o governo, mas julgamos importante e democrático que a população tenha outras propostas e projetos de gestão”, afirma. Ela revelou que o pré-candidato do PT, Nelson Pelegrino telefonou ontem, momentos antes da convenção, para felicitá-la.

Para o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, a candidatura comunista pode representar um salto ainda mais ousado para o partido.  “Ela é promissora e competitiva e pode chegar ao segundo turno. Após avaliarmos essa eleição, podemos pensar em 2014 lançar um candidato ao governo. Mas isso não será definido por agora”, revela.

Alfinetada

No entanto, os dirigentes dos partido comunista aproveitaram a ocasião para mandar um recado ao PT. O PCdoB cobrará a reciprocidade de apoio e acordos firmados em várias cidades do país, como Porto Alegre, onde a deputada federal Manoela D’Ávila pretende concorrer, mas enfrenta resistência do PT local que quer anunciar um candidato próprio. “Nos apoiamos a candidatura do governador Tarso Genro e entendemos que a Manoela é forte. Respeitamos a decisão interna de cada partido, mas se fazemos acordo é pra valer. O PCdoB nunca descumpre acordo”, afirma Rabelo.

No cenário baiano, o presidente estadual do partido, o deputado federal Daniel Almeida disse que apoiará os petistas nas eleições em municípios expressivos como Camaçari, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas e que há acordo para que o PT apoie candidatos comunistas em Juazeiro e Guanambi. “Queremos crer que os acertos estão mantidos. É fundamental haver reciprocidade. Se um partido não puder cumprir, não faça acordos”, avisa. Na convenção dos comunista de Salvador, também foram homologas de 65 concorrentes à vaga de vereador, entre eles 20 mulheres, incluindo as vereadoras Olívia Santana e Aladilce.

Leia também no VCN: