WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Yah Kahakai

VCA Verso

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Samu de Feira de Santana já atendeu 1.183 vítimas de acidentes de moto apenas em 2012

Rede Bahia | G1

Número corresponde a 75% dos registros este ano a 100 km de Salvador. Motociclistas podem ser vistos facilmente sem usar capacete na cidade.

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, já atendeu este ano 1.183 pessoas vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. O número corresponde a 75% do total de casos.

A cidade tem a maior frota de motos do interior da Bahia, com mais de 57 mil veículos do tipo. Mesmo com o número alarmante de acidentes, é possível encontrar pelas ruas motociclistas sem nenhuma proteção. “Até de pé se eu cair, eu estou ferrado. A gente procura andar tranquilo para não chegar a esse ponto”, conta o motociclista Roque Lobo, que trafegava pelas ruas da cidade sem capacete.

Acidente fatal

Na madrugada do sábado (23), um homem morreu em Cruz das Almas, a 145 km de Salvador, após perder o equilíbrio ao passar por um quebra-molas e cair da moto. Ele estava sem capacete e bateu a cabeça no asfalto.


Esse tipo de acidente deixa em alerta até mesmo quem costuma se proteger. “A moto por si só não dá muita proteção à pessoa. Se você não fizer uso dos aparelhos de proteção, está aumentando ainda mais seu risco de morte em acidentes”, diz o engenheiro Maurício Pimentel.

São João

O número de acidentes nas rodovias estaduais da Bahia cresceu 7% em relação ao ano passado, segundo levantamento divulgado pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). De sexta-feira (22) até a manhã de segunda(25), período da “Operação São João 2012”, foram contabilizados 46 acidentes, com 24 pessoas feridas levemente, 11 vítimas com ferimentos graves e oito mortes – cinco delas envolvendo ocupantes de motos. Em 2011, a PRE registrou 43 acidentes com 10 vítimas fatais.

Segundo a PRE, este ano houve redução de 20% no número de mortes em relação à operação especial realizada em 2011. O número de vítimas gravemente feridas subiu 37%, já que na operação do ano passado foram oito vítimas graves contra 11 registradas neste ano.

Nos dias de operação, foram abordados 2.654 veículos, resultando na retenção de 82 deles, o que representa aumento de 9% no número de veículos abordados e de 22% na retenção dos veículos retidos. No ano passado foram 2.432  abordagens de veículos com 67 retenções. Com um efetivo de dois mil policiais militares por dia, foram abordadas 3.209 pessoas, dentre as quais três foram presas em flagrantes por porte ilegal de armas (dois revólveres calibre 38 e uma espingarda calibre12), além da apreensão de meio quilo de maconha.

Leia também no VCN: