WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
pmvc

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Festival Rock Cordel encerra com saldo positivo em Vitória da Conquista

iBahia

Além dos shows, o evento promoveu um bate papo sobre os novos modelos de produção e circulação de música.

Aconteceu neste sábado (11) o último dia do Festival Rock Cordel, que teve seu início na quinta-feira (09). A programação começou mais cedo, às 14h, com a roda de conversa sobre distribuição de música no Brasil, o que levou alguns integrantes de bandas locais e outros interessados ao Viela-Sebo Café.

Mediado por Rogério Big Bross, criador do selo independente Big Bross Records, o papo contemplou os novos modelos de produção e circulação dos produtos fonográficos, pirataria, uso da internet e a política de trocas entre as bandas. Ainda no Viela-Sebo Café, os brasilienses da Surf Sessions apresentaram um show acústico preparando a galera para a noite.

Já na praça Barão do Rio Branco, a responsável por abrir a última noite de festival foi a jequieense Neubera Kundera, que tocou, entre outras, as autorais “Draga” e “Gnomo”. Tangerina Jones, de Feira de Santana, entrou logo em seguida. Com seu vocalista desengonçado vestindo uma cartola, a banda apresentou no palco suas múltiplas referências, que vão da música do sertão ao blues.

O terceiro show ficou por conta dos cariocas da Folks, que mostraram um som muito ligado ao hard rock dos anos oitenta, passando também pelo pelo grunge dos 90. Pela primeira vez na cidade, a banda, que é completamente independente e não possui sequer um produtor, conseguiu reunir uma grande gama de fãs na sua primeira visita à Bahia. “Ficamos muito felizes com a possibilidade de trazer nossa mensagem pra tão longe e ser tão bem recepcionado, esses festivais são muito importantes pra a circulação de bandas como a nossa”, diz Kauan Calazans, vocalista.

Os garotos da Surf Sessions plugaram as guitarras e voltaram para mostrar o seu show original, fugindo um pouco da surf music meio Beach Boys apresentada mais cedo. Homenageando o reggae pop que saiu do cerrado e teve o hype no Brasil no meado dos anos dois mil, o grupo fez com que o público pulasse muito e formasse uma fila no fim do show pra receber gratuitamente os Cd’s.

Diego Andrade nos baixos, dono da melhor presença de palco local, a doçura agressiva de Ingrid Bahia na bateria e os gritos e riffs de guitarra do seu irmão Pablo formam a Garboso. Os integrantes do power trio não se reúnem nos palcos conquistenses há algum tempo, pois estão em processo de gravação do novo álbum e dispersos entre cidades diferentes. No Rock Cordel foram apresentadas duas canções novas: “Perfume”, que trabalha a memória de quem ouve e “Teu Olhar”, uma confissão de quem quer fazer de tudo para atrair a pessoa desejada.

“A gente tá muito longe de vocês, nunca tocamos assim, velho, mas vamos nessa”, disse Tarsis Valentim, vocalista e guitarrista da Príncipio Ativo, ao público que se apertava. A banda foi uma das responsáveis por segurar o rock conquistense em sua fase de transição, quando as bandas covers desapareciam e surgiam lentamente as produções autorais. Tarsis terminou a apresentação dedicando seu trabalho a Miguel Côrtes, radialista que morreu no mês passado e incentivava bastante o cenário alternativo da cidade.

Estampas coloridas e muita simpatia soteropolitana marcaram o show da Callangazoo, fechando com maestria a primeira edição do Rock Cordel em Vitória da Conquista. Teve espaço para as músicas autorais e para as homenagens à Rita Lee, Gilberto Gil, Raul Seixas, Beatles e Mamonas Assassinas.

O Festival termina como mais um ótimo evento gratuito para o calendário baiano e que contempla o que há de novo na produção musical brasileira. André Marinho, representante do Banco do Nordeste em Fortaleza, aponta para novas ações do banco na cidade, ainda que o processo de implantação do Centro Cultural esteja suspenso.

Agenda de shows em Conquista

O calendário da cidade continua fervendo: entre os dias 24 e 26 acontece o Festival de Inverno Bahia, no dia 06 de setembro rola a prévia do Festival Suíça Bahiana e em outubro o evento Boom, com B. Negão, Mocambo e Ladrões de Vinil. Já em dezembro, nos dias 07 e 08, é a vez de mais uma edição do Festival Suíça Bahiana, na Arena MiraFlores.

Leia também no VCN: