WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

pmvc

pel construtora

diamantina toyota

herrera hair institute

VCA Verso

VCA Yah Kahakai

litiz motos yamaha

kaka diniz

camara vc cmvc

natanael a honra do cla

Daniel Castro: Canal pago infantil da Globo tem audiência medíocre

R7

Lançado em junho para competir com canais que dominam os rankings de audiência e justificar o fim da programação infantil diária da Rede Globo, o Gloob ainda não decolou. É o que revela um ranking inédito de audiências do Ibope, obtido com exclusividade pelo blog.

Na média anual de audiência dos canais pagos desde 15 de junho, quando o Gloob estreou, entre assinantes de todas as idades, o canal infantil ocupa uma modesta 48ª posição, empatado com a TV Justiça, que transmite sessões do julgamento do mensalão. Esse ranking, mesmo incluindo adultos, é liderado por canais infantis: Discovery Kids e Cartoon Network. Quando recortado apenas o público infantil, de 4 a 11 anos, na média de 15 de junho a 30 de novembro, o Gloob se sai um pouco melhor. Aparece em 13° lugar, porém atrás de canais tidos como para o público adulto: Fox, Megapix, Sportv, TNT, Telecine Pipoca, FX e Space. Nos rankings mensais, o Gloob não evoluiu muito.

Em agosto, quando estreou na medição do Ibope, entre o público de todas as idades, na média das 7h à meia noite, o Gloob ocupava a 43ª posição, com 0,03 ponto no Ibope, o que dá algo em torno de 13,5 mil telespectadores por minuto. Em outubro, no mesmo perfil de audiência, o Gloob cresceu para 0,04 ponto (18 mil) e subiu para a 38ª posição, mas continuou empatado com a TV Justiça. Em novembro, manteve a mesma audiência, porém subiu uma posição e deixou a TV Justiça para trás. Considerando-se apenas o público infantil, o Gloob fechou novembro em 11° lugar. Líder de audiência entre todos os públicos da TV paga, o Discovery Kids tem dez vezes mais audiência do que o Gloob: 184,5 mil telespectadores por minuto.

Entre os fatores que justificam a não decolagem do Gloob, apesar de o canal de ter sido lançado pelas principais operadoras, estão a concorrência em um mercado já saturado, ocupado por players fortíssimo (Disney, Cartoon, Discovery), que detêm o melhor do conteúdo disponível para o público infantil. Seu diferencial, o conteúdo nacional, ainda é restrito a duas séries. Enfim, falta conteúdo ao Gloob.

“He-Man e os Mestres do Universo” é uma das principais atrações na grade do canal

Outro lado

O Gloob, naturalmente, discorda da avaliação de que não tenha decolado. “O Gloob está numa curva ascendente de audiência desde o seu lançamento. Temos apenas cinco meses no ar e, desde o início do projeto, sabíamos que o mercado é de forte concorrência, mas temos uma visão de longo prazo para o canal e não temos dúvidas que estamos conquistando nosso espaço entre as crianças”, afirmou em nota ao blog.

O canal contesta os dados obtidos pelo blog. Diz que não é possível analisar os dados entre 15 de junho, quando estreou, e julho, “pois a audiência do Gloob começou a ser publicada apenas a partir do dia 1° de agosto”. “No período de 1/8 a 30/11, o Gloob ficou na 12º entre as crianças. Vale registrar que todos os canais citados entre os não-infantis são top 10 no ranking da TV por assinatura, com forte apelo entre as crianças e a família, e já estamos entre os top 10 na primeira faixa nobre infantil”. O Gloob informa que está investindo em mais conteúdo brasileiro. “Temos outros projetos nacionais fechados, entre eles uma nova série de dramaturgia”, anuncia.

Leia também no VCN: