WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
hospital samur

vic park vitoria da conquista

secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

pmvc

sonnar

cmvc

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Para Uesb, abstenção do primeiro dia esteve dentro da normalidade

Ascom | Uesb

Abstenção média foi de 18,5% nos três campi da universidade estadual. Em Vitória da Conquista, 9 mil se inscreveram.

No primeiro dia de provas do Vestibular Uesb 2013, a quantidade de ausentes ficou dentro da média dos últimos anos, de 20%. No campus de Jequié, 18,31% dos candidatos não compareceram aos locais de prova. Em Itapetinga, o índice foi de 18,73%. E em Vitória da Conquista, onde houve quase nove mil inscritos, a abstenção foi de 19,04%. A média geral de ausentes nos três campi foi de 18,79%. As informações são da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da Universidade.

Estudantes revelam como se prepararam

Durante os três dias mais esperados para os vestibulandos, vale os hábitos adequados a cada um para se preparar e garantir o bem-estar na hora da prova. Uma noite bem dormida e tranquilidade são imprescindíveis para que a mente consiga trabalhar com mais eficiência. Mas, além disso, a alimentação e a maneira de conduzir o tempo para responder às questões do exame fazem a diferença quando o objetivo é se destacar entre os concorrentes e alcançar a tão almejada vaga na universidade.

Para uns, é fundamental um breve intervalo para se alimentar e relaxar. É o caso de Renan Silva Aguiar (foto) que veio de Livramento para disputar uma vaga para o curso de Medicina. “É bom trazer um lanche, porque chega uma hora em que você esgota. Dar uma pausa é sempre importante para voltar para a prova com todo gás”, explica. Já outros não planejam intervalos para que não prejudiquem a concentração. ”Eu prefiro, no máximo, uma barra de cereal e a água. Não gosto muito de ficar comendo porque atrapalha a concentração e eu sou meio dispersa”, conta a candidata ao curso de Economia Talita Gomes dos Santos.

Mesmo com hábitos próprios, o ideal é que cada candidato esteja com corpo e mente descansados e em pleno funcionamento para a realização das suas provas. Para garantir isso, a vestibulanda Caroline Delacela destaca a alimentação antes de vir para o local de realização das provas. “Tomei suco e comi torradas no café da manhã, dei preferência a algo bem leve pra não acontecer nada demais, pois já fico muito nervosa”, relata. É importante lembrar que caso os cuidados não sejam o suficiente e o estudante sinta algum mal estar, todas as escolas possuem Postos Médicos e enfermeiros de plantão para o atendimento.

Socorro médico garantido

Responsável por prestar socorro em um dos locais de provas em Vitória da Conquista, a enfermeira Daniela Almeida de Jesus Silva (foto) trabalha pela quarta vez no processo seletivo da Uesb e enumera as principais ocorrências nos Postos: cefaléia, tontura, pessoas que não se alimentam direito ou perdem a noite de sono. O atendimento é realizado conforme a necessidade, com a administração de medicamentos mais comuns ou até mesmo com o encaminhamento para um pronto-socorro, o que, segundo a enfermeira é muito raro. “O candidato chega aqui, a gente dá assistência, afere pressão e verifica sua situação hemodinâmica. A depender do caso, ele pode descansar um pouco, comer alguma coisa, ser medicado e depois retornar para a sala de novo”, descreve.



Leia também no VCN: