WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia

diamantina toyota

pel construtora

hospital samur

pmvc

sonnar

cmvc

vic park vitoria da conquista

fainor

unimed sudoeste

sufotur

herrera hair institute

VCA rede axegu

vca construtora

natanael a honra do cla

Audiência no Congresso debaterá crise no polo calçadista baiano

fonte_blogdomarceloAgência Câmara

Parlamentar assinalou que setor passa por dificuldades, o que exige a adoção de políticas para proteger as atividades e os empregos.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público realizará, nesta terça-feira (18), audiência pública para debater a crise no polo calçadista da Bahia. O Deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA .  foto), que solicitou a realização da audiência, afirmou que em 2011 foi feita pela comissão uma concorrida audiência pública, que discutiu a crise no polo calçadista no País, sobretudo as ameaças de fechamento de algumas unidades de produção, a exemplo da Fábrica de calçados Vulcabras Azaléia do município de Itapetinga (BA).

“Esta empresa é uma das maiores do setor calçadista do País, com mais de 35 mil operários no Brasil e exterior. Decorridos, quase dois anos, o fantasma das demissões volta a assustar os trabalhadores da micro região de Itapetinga e, coincidentemente, na mesma época – às vésperas do Natal. A Vulcabrás-Azaleia, anuncia que irá desativar as suas unidades até o final deste ano”, explica o parlamentar.

O deputado assinalou ainda que o setor passa por dificuldades, o que exige a adoção de políticas para proteger as atividades e os empregos. “São necessárias algumas medidas, como a elevação de alíquotas para importação de calçados de países da Ásia que estão invadindo o mercado brasileiro. Podem ser medidas no sentido de estabelecer cotas para a entrada desses produtos e outras medidas que o governo tem adotado para setores que passam por dificuldades, como isenção tributária, elevação de acesso a crédito para favorecer os investimentos.”

Debatedores
Foram convidados para a audiência:
– secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correa;
– secretário da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), Nilton Vasconcelos;
– presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah;
– presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Wagner Gomes;
– presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas de Moraes;
– presidente do Conselho Representativo das Instituições de Itapetinga (BA), Robert Araújo Silva;
– presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva;
– presidente nacional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Zenaide Honório;
– presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Milton Cardoso;
– presidente da Câmara de Vereadores de Itapetinga (BA), João de Deus Filho;
– vereador na Câmara de Itapetinga (BA), Gilson de Jesus.

Também foram convidados representante do Ministério do Trabalho e Emprego; e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, além dos prefeitos dos municípios baianos: Itapetinga, José Carlos Cruz Cerqueira Moura; Itororó, José Adroaldo Silva de Almeida; Iguaí, Ronaldo Moitinho Santos; Ibicuí, Claudio Dourado; Potiraguá, Olinto Alves Moreira; Itarantim, Gideão Soares Mattos; Itambé, Moacir Santos Andrade; Macarani, Antônio Carlos Macedo de Araújo; Firmino Alves, José Agnaldo dos Santos; Caatiba, Osmar Souza Barbosa. A reunião será realizada a partir das 16 horas, no Plenário 12.



Leia também no VCN: